5 dicas de livros para desenvolver a comunicação assertiva
livros-comunicação-assertiva-roberta-medeiros

Para você que não dispensa uma boa leitura, como eu, separei uma lista com 5 livros obrigatórios para qualquer profissional em busca de uma comunicação assertiva. Seja no ambiente profissional, familiar ou em situações cotidianas.

 

Com obras de estudiosos renomados na arte da comunicação, você aprenderá como lidar com diferentes perfis de pessoas. Entenderá o conceito e fundamentos da comunicação assertiva. Além disso, poderá testar suas habilidades com exercícios práticos e tabelas de acompanhamento. Desenvolva um discurso mais madura e suas competências como comunicador. Gostou? Então, confira abaixo a lista que separei, com 5 livros para você desenvolver sua comunicação assertiva:

 

  1. Linguagem e Persuasão, Adilson Citelli  (2000)

 

Você sabe o que é linguagem persuasiva, ou quais os principais modelos de persuasão? Como se articula o procedimento persuasivo? Essas são algumas questões que Citelli  busca esclarecer com sua obra “Linguagem e Persuasão”.  

 

Em uma análise clara e com diálogos esclarecedores, o autor trás junto ao embasamento teórico e conceitual, exemplos extraídos de diferentes contextos, tais como: publicidade, religião, livros didáticos, literatura, jornalismo, política e outros. Com isso, a obra oferece ao leitor um contato eficaz com as diferentes modalidades de discurso persuasivo, ao mesmo tempo que transforma sua mente e olhar.

 

 CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2000.

 

  1. Comunicação Eficaz, Moacir Costa de Araújo Lima (2002)

 

Com foco na comunicação, Lima convida o leitor a refletir sobre a sua importância, analisando conceitos, universos e estilos de comunicação. A jornada do leitor começa a partir dos conceitos que descrevem o Universo Natural, e desemboca em uma análise mais profunda e minuciosa do processo de comunicação interpessoal.

 

Ele busca apresentar as diferentes formas de se comunicar ante um universo construída e outro em construção, no qual somos capazes de projetar nosso futuro, para depois construir nosso destino. Uma leitura obrigatória para quem pretende adquirir um conhecimento mais profundo a respeito da Comunicação Eficaz.

 

LIMA, Moacir Costa de Araújo.  Comunicação Eficaz – o Ponto Crítico entre o Dito e o Entendido. Editora Age, 2002

 

  1. Comunicação Empresarial, Francisco Viana (2004)

 

Especialista em media-training e gestão de crises, o jornalista e consultor Francisco Viana desmistifica o papel do assessor de comunicação no mundo moderno, em um livro repleto de casos reais e comentados. O autor apresenta um mosaico dos desafios da comunicação no cenário atual, abordando com lucidez os vínculos indissolúveis da assessoria com a política de comunicação das empresas.

 

A luz de Viana, o comunicador é retratado como um “advogado do cliente” perante a opinião pública. Partindo do princípio de que é imprescindível aliar o conceito de Justiça ao de Ética, a fim de evitar que a relação entre cliente-empresa seja abalada, mesmo em casos de corrupção.

 

A obra é dividida em 6 capítulos, que desenvolvem os seguintes temas: media-training; a arte da entrevista; comunicação pública; desafios da mídia; o porta-voz;  e crises em comunicação.

 

VIANA, Francisco. Comunicação Empresarial de A a Z . Subtítulo: Temas Úteis Para o Cotidiano. Editora Cla Cultural, 2004

 

  1. Comunicação a Chave para os Relacionamentos, Norman Wright  (2003)

 

Lidar com pessoas é um fato inevitável da vida, afinal somos seres que se relacionam. Existem pessoas que nos trazem imensas alegrias, enquanto outras tamanhas tristezas. Mas, e se a pessoa difícil de lidar for aquela que paga o seu salário ou decide a sua promoção? De fato, a comunicação entre as pessoas pode ser um tarefa muito difícil e, em alguns casos até impossível.

 

Em alguns casos chegamos a pensar o quão bom seria se as pessoas mudassem. Bem, a boa notícia é: as pessoas podem sim mudar. E melhor ainda, você pode fazer algo para mudar esse cenário. A obra do Dr. Norman H. Wright apresenta alguns princípios fundamentais, que nos ajudarão a compreender, praticar e aplicar as habilidades de comunicação com os diferentes tipos de pessoas. O segredo está em desenvolver nossas habilidades de ouvir, falar e pensar até encontrar uma linguagem comum. Então, por que não começar hoje?

 

WRIGHT, Norman. Comunicação: a Chave Para os Relacionamentos Danprewan “Como Conviver bem no Ambiente de Trabalho”. Rio de Janeiro: Danprewan Editora e Comunicação, 2003

 

  1. Seja Assertivo, Vera Martins  (2005)

 

Ser assertivo é ser afirmativo. Porém, quando se fala da  comunicação humana a assertividade torna-se uma verdadeira filosofia de vida. Pode-se considerar a postura assertiva uma virtude, uma vez que se mantém entre dois extremos indesejáveis: agressão e submissão. Quando uma pessoa assume a postura assertiva, é possível desenvolver relações maduras e produtivas em diversos ambientes (familiar, profissional), bem como em situações cotidianas.

 

A obra de Vera Martins apresenta uma introdução à assertividade, explicando não só sua importância, mas também como desenvolvê-la, incluindo exercícios práticos e tabelas de acompanhamento. Vale a leitura.

 

MARTINS, Vera . Seja assertivo. Editora Alegro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005

 

E aí, gostou das sugestões de livros? Passe na livraria e comece suas leituras o quanto antes. Se gostou das dicas, curta, compartilhe e marque seus amigos. Até a próxima, beijos e boa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *