Como treinar para ser um excelente comunicador ao oferecer feedbacks
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Quem nunca sonhou em ser um EXCELENTE comunicador?

Quem domina a comunicação, seja no ambiente pessoal ou no trabalho, gera confiança e credibilidade! É aquela pessoa que tem o respeito dos colegas e costuma ser consultado pelos demais em situações críticas e desafiadoras. É capaz de criar uma atmosfera positiva e engajar a equipe e os demais.

 

Um BOM COMUNICADOR  sabe exatamente muito mais do que dizer. Sabe como empregar uma forma adequada ao se expressar – IMAGINE EM FEEDBACKS?.Consegue formular informações e perguntas objetivas,expondo suas ideias de forma clara. Costuma analisar a situação antes de agir e adequar a melodia, altura vocal e tom de voz em cada situação de fala.

 

É honesto, sincero e transparente  ao falar com as pessoas, sobretudo nos momentos de feedback, sabe dosar o jogo de olhares e gestos. O respeito por si mesmo e pelo próximo é o seu ponto forte e a porta de entrada para qualquer relação positiva, valorizando seu marketing pessoal e todo e qualquer relacionamento.

 

Uau! Deve ser um sonho ter todas essas características não é mesmo?! Bom, se você gostou e deseja ser um COMUNICADOR ESPETACULAR, conheça a técnica que vai te ajudar a elevar sua comunicação a esse nível….

 

A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO, ASSERTIVIDADE EM FEEDBACKS

 

A ASSERTIVIDADE é uma qualidade que se conquista, através do aprendizado. Em outras palavras, ninguém nasce “assertivo”. Ufa, agora até eu fiquei mais tranquila…

 

Bower, um estudioso da comunicação, desenvolveu (1976) uma técnica que auxilia praticar a capacidade de autoafirmação (assertividade), de forma positiva na relação interpessoal. Esta técnica consiste em 4 (quatro) etapas: descrever, expressar, especificar e consequências. Veja o que cada uma significa, logo abaixo:

 

  1. DESCREVER

Busque descrever de forma clara e objetiva o comportamento dos seus colegas, ou das pessoas com quem se relaciona, que tenha afetado a empresa, a você ou as pessoas ao redor.

 

  1. EXPRESSAR

Expresse os sentimentos ou impactos gerados, seja por meio textual, verbal ou gestual – cuidado especial aqui para a forma de se comunicar.

 

  1. ESPECIFICAR

Mostre ao outro meios valiosos para modificar o comportamento, como formas concretas de resolver situações.

 

  1. CONSEQUÊNCIAS

Verifique e analise as consequências positivas das mudanças que foram executadas.

 

Desse jeito fica um pouco difícil assimilar, então vamos ao exemplo! Segue abaixo duas situações que afetariam negativamente o comportamento interpessoal: “Você ficou muito aborrecido com um colega, que chegou com 1 hora de atraso a um almoço que havia marcado com você. Ele não telefonou para avisar do atraso, mas quando chegou pediu desculpas sem graça e disse que nem tinha percebido o atraso…”

 

  1. DESCREVER

Fato

Marcamos nosso almoço para às 12h30 e você chegou às 14h.

 

  1. EXPRESSAR

Sentimentos ou impactos gerados

Poder almoçar com você é muito importante para mim, só que eu tenho horário para retornar ao trabalho e não posso chegar atrasado, inclusive tenho uma reunião muito importante com meu diretor.

 

  1. ESPECIFICAR

Mudanças

Por favor, eu gostaria que dá próxima vez que for se atrasar, me ligue avisando ou passe um whatsapp.

 

  1. CONSEQUÊNCIAS

Consequências positivas

Assim, conseguirei ajustar a minha agenda para que possa arcar com meus dois compromissos – almoçar e bater aquele papo agradável com você,  e participar da minha reunião com tranquilidade e organização. O que acha desta sugestão? !
Tudo começa com uma mudança de pensamento, mudar a forma com que enxergamos os “problemas” e contratempos que a vida nos submete. Com isso, conseguiremos pensar nossas atitudes e suas consequências. Só assim, conseguiremos alcançar a tão sonhada – ter uma excelente comunicação em qualquer situação.

 

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