Saiba como usar a sua marca pessoal para encantar as pessoas
roberta medeiros - marca pessoal

Você sabia que a sua marca pessoal pode abrir portas?
Quem nunca conheceu uma pessoa que não passou uma primeira boa impressão, mas que depois com o convívio contínuo mostrou-se extremamente competente? Isso acontece muito, e pode ser o motivo pelo qual você ainda não conseguiu o emprego dos seus sonhos!

Uma APARÊNCIA NEGATIVA acaba por limitar suas oportunidades, no meio profissional e até pessoal. É preciso ter cuidado com a sua MARCA PESSOAL. Construir uma imagem positiva, que encante e abre abertas é um processo contínuo e de melhorias constantes.

Aparência, comportamento, comunicação e outros aspectos são os itens que formam a imagem pessoal. O ideal é fazer uma autoanálise de cada um para entender qual deles está sendo negligenciado por você e distorcendo a maneira como é visto pelos outros. → Mas, não se desanime! Vamos analisar ponto a ponto e logo você saberá o que pode fazer para eliminar qualquer coisa que possa trazer impactos negativos…

Aparência

ROUPAS E ACESSÓRIOS

Uma roupa muito chamativa ou casual demais, pode passar a ideia de que a pessoa é desleixada, desorganizada, rebelde e até inconveniente. Mais vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dele! Mas, não vamos generalizar. O certo a se fazer é pesquisar a empresa e entender o seu estilo.

CUIDADO COM OS ACESSÓRIOS!

Boné e roupas de time devem ser excluídas do seu guarda-roupa profissional, ao menos que você esteja se candidatando para ser jogador de futebol. → Atenção com os penteados exóticos e maquiagem em exagero, pois passam a impressão de futilidade, cuidado excessivo com a aparência e a ideia de que seu emprego não é uma prioridade em sua vida.

LINGUAGEM CORPORAL

A postura é outro fator importante… Nos primeiros 3 (três) segundos de apresentação é essencial um cuidado com a colocação da cabeça e tronco, que devem estar sempre eretos. Não curvar os ombros evita transparecer cansaço ou desânimo. Se estiver sentado, mantenha-se sempre reto e não fique mudando de posição de forma brusca ou constante, pois denota impaciência e nervosismo.

TOM DE VOZ

Perceber e acompanhar o tom de voz utilizado pelo seu interlocutor, fará com que vocês entrem em sintonia! Para isso, é essencial escolher palavras adequadas ao momento, ser errar na hora de pronunciar, evitar gírias e vícios de linguagem. Assim como, evitar frases que denotem muita intimidade, feitas sem originalidade, em tom de curiosidade e com grande volume de informações irão lhe render pontos.

COMPORTAMENTOS

ATITUDES INCONVENIENTES

Nossas atitudes e comportamentos dizem muito a nosso respeito. Se um colega seu entrar na sala sem bater ou se pronunciar; ter o costume de falar em voz alta, quase que gritando ou gargalhar no ambiente e trabalho você, assim como muitos de seus colegas vão achar que ele é um mau educado!

ERROS ROTINEIROS

Atrasos diários, falta de compromisso com o horário de reuniões, entrega de trabalhos e demais compromissos, sem que haja uma justificativa, passa a ideia de descaso e incapacidade de comprir prazos. Fica tachado como aquela pessoa, com a qual não se pode contar.

FALTA DE ORGANIZAÇÃO

Mesa bagunçada ou suja de biscoitos e restos de comida; ficar se balançando ou rodando na cadeira denotam falta de controle e foco. Da mesma forma, excesso de objetos pessoais pode atrapalhar na construção de uma imagem forte, responsável e comprometida.

MISTURAR PESSOAL COM PROFISSIONAL

Resista à tentação de expor seus problemas pessoais no ambiente de trabalho. Isso tira a atenção das pessoas e as mune de informações que dão margem a fofocas e julgamentos incabíveis.

COMUNICAÇÃO

FOCO NO TRABALHO

Excessiva comunicação social e o envio de e-mails particulares demonstra tempo ocioso e falta de comprometimento. Evite ficar de bobeira na internet ou de conversa fiada com os colegas.

SEJA CORDIAL

Ao chegar na empresa é de bom tom cumprimentar os colegas e desejar um bom dia. Assim como, responder de forma positiva, quando alguém o aborda. É importante, também, saber agradecer aos favores que lhe fazem.

→ Demonstrar ingratidão, falta de coleguismo ou superioridade não é bom para a sua imagem pessoal.

CONFIE NO SEU “TACO”

Mostre confiança ao falar com as pessoas. Não hesite ou gagueje na hora de se relacionar com os colegas. Isso denota falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento. Contudo, opte sempre por uma comunicação objetiva: explicações, apenas quando for solicitado.

Saber se comunicar é uma das ferramentas mais poderosas do ser humano! Investir em uma BOA COMUNICAÇÃO é construir um diferencial competitivo de extrema valia e muito procurado no mercado de trabalho.

OUTROS ASPECTOS

“Diga com quem andas, que direi quem tu és.” As companhias que escolhemos podem afetar de forma negativa nossa imagem. Ao trabalhar em uma empresa você está associando a sua IMAGEM PESSOAL PROFISSIONAL ao sucesso e fracasso da mesma!

Saber trabalhar sua imagem é uma competência que deve ser desenvolvida, para que seu trabalho ganhe notoriedade e você se destaque no mercado. Portanto, preste atenção e sempre se pergunte: como estou sendo visto pelas pessoas em meu trabalho? Assuma o controle da sua marca pessoal!

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