Comunicação Assertiva: conheça seus benefícios nas organizações
comunicação assertiva -roberta medeiros

A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA tornou-se uma competência essencial no ambiente profissional. – Neste cenário de mudanças contínuas, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado nas organizações, por gerar resultados precisos e satisfatórios, além de promover a construção de parcerias relevantes para o sucesso da empresa.

 

Interessante, não? Mas, como identificar essa característica em seus colaboradores? Ou ainda, como reconhecer em você,  quanto profissional? Continue comigo que logo saberá como potencializar suas competências e tornar-se mais assertivo….

O QUE É A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA?

 

Se pensarmos em ASSERTIVIDADE como qualidade daquilo que é preciso, então a COMUNICAÇÃO ASSERTIVA [nas organizações] vem a ser a prática da objetividade, da franqueza e dos relacionamentos abertos e profissionais. São as dúvidas perdendo espaço para as certezas…

 

A técnica da assertividade “aposta” na mudança de comportamento do indivíduo, que deixa para trás a posição de passivo ou agressivo, e passa a assumir uma postura mais madura e honesta perante os desafios diários em uma organização.

 

“Ser assertivo é saber dizer “SIM” e “NÃO” quando for preciso!” – Roberta Medeiros

 

RECONHECENDO A ASSERTIVIDADE NO SER…

 

Adaptado a todos os tipos de personalidade, a técnica da assertividade propõe um comportamento mais ativo, direto e honesto por parte do profissional, transmitindo a impressão de auto-respeito e de respeito pelos outros.

 

Pessoas assertivas vencem por sua influência, atenção e poder de negociação, que comunica ao outro a opção pela cooperação. – Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla, que leva a confiança!

 

BENEFÍCIOS DA ASSERTIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

 

A prática da assertividade pode ser um fator determinante para a diferenciação e sucesso das organizações perante o mercado competitivo, uma vez que aprimora a qualidade dos contatos com os clientes internos e externos, consequência de uma relação mais transparente e objetiva. Mas, como isso funciona no dia a dia?

 

Simples, muitas vezes nossos clientes chegam até nós sem saber explicar com clareza o que querem. Então, cabe ao profissional entender suas necessidades e apresentar soluções de forma prática, clara e objetiva. Isso fará com que os clientes sintam mais segurança e respeito pelo profissional e empresa.

 

O SEGREDO ESTÁ EM SABER OUVIR

 

Estudos mostram que uma das maiores dificuldades do ser humano, no processo de comunicação, não está em saber falar, mas na falta de SABER OUVIR com qualidade. Portanto, entre as alternativas de se comunicar melhor, devemos exercitar a CAPACIDADE DE OUVIR COM CLAREZA E OBJETIVIDADE.

 

DICA: Para treinar a CAPACIDADE DE OUVIR é preciso exercitar a humildade, reconhecer as necessidades do outro, e acima de tudo, enxergar seus ganhos. [Uma vez que identificamos os benefícios, passamos a valorizar e objetivar!]

 

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