Controle Emocional: Muito mais que falar baixo ou sorrir, é um exercício de disciplina!
controle-emocional-roberta-medeiros

Se você não costuma atacar as pessoas verbalmente, sempre pensa antes de tomar uma decisão, foge dos estereótipos e raramente compromete os seus próprios valores e princípios, você tem grandes chances de ter o seu CONTROLE EMOCIONAL desenvolvido! Pessoas assim são flexíveis e altamente responsáveis consigo, porque possuem o controle de si mesmas.

 

Agora, reflita comigo…  Em qual dos grupos você habita hoje: persistente ou desistente? Quer melhor o seu controle emocional? Então, confira 3 dicas práticas e acessíveis, as quais exigem disciplina,  para te ajudar nessa tarefa:

 

1. Reconheça os seus valores

 

Você tem uma visão clara do seu Código de Ética? Para responder a essa pergunta, você precisa responder a mais algumas… “Quais são os valores mais importantes para mim?” ou “Com o que jamais irei me comprometer?” – Reserve um tempo para essa tarefa, porque se souber exatamente o que é mais importante para você, em situações de decisão ética ou moral tomará uma atitude rápida e mais assertiva.

 

Reconhecer os seus valores te dá um mapa de atuação, como um manual ou regra de comportamentos dos quais alimentam tudo que tem importância para você. Exercitar o controle emocional é transcender os seus valores e perceber quais os valores que regem os comportamentos de todos a sua volta.

 

2. Assuma responsabilidades

 

Aprenda a assumir suas responsabilidades e a culpa pelos seus atos! Admita os seus erros e passe a enfrentar as consequências pelos seus atos, sejam elas quais forem. Abraçar a responsabilidade pelos acontecimentos, se colocando como protagonista dos resultados, te coloca no controle da situação. Sabe qual o resultado de tudo isso? O autocomprometimento e o autorespeito!

3. Treine a calma

 

“Cabeça quente não pensa.” ou “se acalme, deixe para resolver quando não estiver de cabeça quente”. Você já deve ter ouvido esses ditados… Busque sempre manter a calma em situações delicadas e conflituosas, assim garantirá uma conduta justa e correta com você e com os envolvidos. Para isso, deve treinar sua reação em situações desafiadoras. Avalie suas tendências comportamentais e altere o que julgar impróprio e passível de melhorias. Para que alcance esse nível, seguem duas dicas importantes:

 

3.1 Avaliação por coaching

 

Agende uma consulta com um profissional sério e com horas e horas de atendimento para fazer uma avaliação. Vocês enxergarão,de forma clara e objetiva, quais são as suas tendências comportamentais, através das regras de prazer e medo que você utiliza, dentre outras informações importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Saiba mais aqui.

 

3.2 Autoavaliação / Autoreflexão – Pare e pense!

 

Também é possível fazer uma autoavaliação! Para isso, da próxima vez que se encontrar em uma situação delicada preste muita atenção no seu comportamento ao longo do processo de resolução. Atenção ao seu tom de voz, palavras que verbaliza, movimentos faciais e a reação que isso tudo provoca nas pessoas. Responda a seguinte questão: Se você tivesse a oportunidade de reviver uma situação de estresse, usaria os mesmos comportamentos que utilizou ou mudaria alguma coisa – porquê?

 

Foco nos pontos de estresse. É importante saber controlados nessas ocasiões. Portanto, busque fazer uso de técnicas de relaxamento e controle de estresse, como respiração profunda. Caso não consiga sozinho (a) consulte um profissional. Acredite, ajuda! Outro exercício que ajuda é escrever em uma folha todas as emoções negativas, que gostaria de colocar para fora, e depois rasgá-lo ou queimá-lo [em treinamentos já apliquei o enterro das desculpas, conhece?].  Esta dinâmica costuma controlar a ansiedade, baixar o nível de cortisol que trás o estresse e resgatar a calma.

 

O mais importante de tudo é conquistar o seu CONTROLE EMOCIONAL através de muita disciplina!  Não adianta fazer esses exercícios uma ou duas vezes, é preciso criar o hábito! Como consequência, lhe ajudará a sair de situações difíceis, como será a sua chave mestre na conquista do seu sucesso pessoal e profissional.

 

____________________________________________

ROBERTA MEDEIROS,  palestrante e consultora organizacional, especializada no desenvolvimento individual  e de equipes, com foco em comunicação, liderança e gestão de equipes de alta performance. Entre em contato: (11) 9 7028-5353

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *