Os desafios de [manter] uma equipe motivada
equipe motivada - roberta medeiros

LÍDER QUE É LÍDER MOTIVA E É MOTIVADO! Este é um dos grandes estereótipos da liderança. Para muitos, a motivação de um líder é fruto da energia positiva que emana da sua equipe. Sendo assim, se esta estiver motivada, ele também haverá de estar. Balela minha gente! Os impulsos motivadores que regem um líder, em partes, são diferentes dos que movem a equipe, quer saber porquê?

 

A motivação de um líder está condicionada a vir  da sua equipe, mas não determina a sua motivação. Sendo assim, saber reconhecer o que te motiva enquanto líder e o que motiva sua equipe é o primeiro passo para construir um ambiente motivacional na empresa e influenciar, cada vez mais, de forma positiva sua equipe, gerando um comportamento de comprometimento.

 

O que me motiva enquanto líder?

 

Se você possui um cargo de liderança e possui valores, capacidades e comportamentos de um líder precisa, constantemente, procurar novas formas de motivar sua equipe, que tal começar perguntando para você mesmo: O QUE ME MOTIVA? Isso mesmo! Conhecer a si mesmo antes de querer conhecer o outro para motivá-lo é um exercício fundamental no campo da liderança. Uma forma simples de começar a refletir a respeito disso é anotar tudo aquilo que você mais gosta de fazer e o porquê.

 

Acredito que dentre todas as suas atividades e responsabilidades diárias não existem apenas aquelas que ama fazer, mas também as que executa por serem essenciais para o bom funcionamento do projeto e desempenho da equipe, mesmo que não tenha tanta iniciativa para realizá-las. Procure conhecer quais os motivos, as crenças limitantes que você tem a respeito dessas atividades que as tornam tão desafiantes.

 

Agora, gostaria de te desafiar! Pare tudo que estiver fazendo e dedique-se a executar esse exercício e, juntos, vamos reconstruir a(s) crença(s) que existe sobre essas atividades que você não gosta de desempenhar.

 

O que motiva minha equipe de liderados?

 

Depois de ter refletido sobre o que te motiva, trazendo mais comprometimento às suas atribuições, chegou a hora de voltar a atenção para sua equipe e se fazer a seguinte pergunta: O QUE MOTIVA MINHA EQUIPE DE LIDERADOS? Comece observando o que mais gostam de fazer, como se relacionam entre eles e no ambiente de trabalho; a forma com que realizam as atividades do dia a dia; o que mais gostam de fazer… Ouça-os – escute com os olhos e com o coração! Questione sobre o que é mais importante para eles, o que mais gostam de fazer e por quê?

 

O primeiro passo é abordar os colaboradores mais antigos de empresa. Entender da onde vem essa motivação, que se mantém mesmo após tanto tempo de empresa? Quais são os motivos, as crenças afirmativas ou fortalecedoras? Quais os diálogos positivos internos que reforçam essas crenças e esse comportamento motivador?

 

Também é valoroso compreender as atividades que os deixam desmotivados, as crenças limitantes que as envolvem e o principal fator que as tornam desinteressantes. Para levantar todos esses pontos, basta fazer o mesmo exercício consigo mesmo e com os funcionários.

 

Comece aplicando o exercício com um colaborador recém ingressante na empresa, mas que já mostra sinais de falta de motivação por alguma razão, ainda desconhecida. Converse com ele e tente compreender os diálogos internos e crenças limitantes que ele tem (como observa e relaciona com o ambiente; o que mais valoriza e como enxerga suas capacidades para as tarefas). Desta forma, estará agindo como um verdadeiro líder e contribuindo para aumentar o índice de comprometimento e satisfação da equipe, criando um clima organizacional muito mais leve e motivador.

 

A equipe é o reflexo do líder!

 

Ser um líder exemplar é uma tarefa para se dedicar diariamente, lembre-se: o verdadeiro líder não é como você se vê, mas como a sua equipe o enxerga. A motivação não é percebida apenas em relação às atividades executadas, mas também em relação à empresa. Isto porque toda relação com a empresa gera expectativas (reconhecimento, crescimento, remuneração, entre outras), e com o passar do tempo se estas não forem atendidas surge a desmotivação. Por isso, é importante haver uma maior abertura ao diálogo entre empresa e colaborador. Assim como, um monitoramento constante do índice de satisfação e expectativas da equipe.

 

O líder faz essa ponte entre empresa e funcionários. É responsabilidade dele criar um ambiente positivo e acolhedor, que saiba reconhecer o empenho e aceitar novas ideias. Além disso, o líder precisa buscar energia para ser o MAIS MOTIVADO DE TODOS, porque seu estado de espírito e positividade, influencia diretamente no desempenho da equipe pelo exemplo. Lembre-se: não existe equipe com brilho nos olhos, se os olhos do líder não estiverem brilhando.

A equipe é o reflexo do líder! O que sua equipe reflete?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *