Elevator Pitch: uma nova forma de criar oportunidades e fazer networking
elevator pitch - roberta medeiros

Você sabe o que é Elevator Pitch?

O terno nasceu de um cenário muito comum e já retratado em várias propagandas e filmes, em que você encontra uma pessoa importante em um elevador, de forma acidental. Caso a conversa, naqueles breves minutos, seja atraente e interessante há grande possibilidade dela continuar do lado de fora, no mesmo dia ou em outra ocasião, gerando muitos frutos!

 

Também conhecido como “Elevator Speech” (discurso de elevador), o Elevator Pitch nada mais é que uma estratégia rápida, na qual em até 90 segundos ou 1min e meio você deva ser capaz de fornecer informações importantes e sucintas sobre algo, um projeto ou ideia que possa agregar valor a outra pessoa. Se você tiver um discurso assertivo (colocar link de um artigo sobre assertividade no blog) , você pode apresentar a solução para um problema, uma informação nova sobre a concorrência, o mercado de atuação, ou ainda uma mudança que poderá render dinheiro para a companhia. Assim como, pode optar falar do seu papel na equipe, qual a sua relevância e como pode vir a fazer a diferença.

 

O mais importante: o seu “speech” deve ser estruturado de forma clara, objetiva e atraente! Deve despertar noseu interlocutor o  “gostinho de quero mais”. Contudo, adote uma comunicação espontânea e fluida, para dar a impressão de ser algo natural, e não ensaiado.

 

Por que usar o Elevator Pitch?

 

Se você está em busca de estreitar e criar novas relações no seu ambiente de trabalho, ampliar o seu networking, ou ainda quer ser promovido e melhorar sua posição na empresa, o Elevator Pitch pode ajudá-lo! Seus colegas e superiores terão interesse em ouvir suas ideias e impressões, você fará conexões importantes e novas portas irão se abrir, mas… quando você entra no elevador com um gerente fantástico, fica de cabeça baixa, dá aquele “oi” básico e fica no celular? Reveja suas ações!

Essa estratégia pode ser aplicada sempre que você tiver oportunidade, não apenas no elevador. Mas em qualquer lugar da empresa, seja no café, no meio do almoço ou até em uma confraternização de fim de ano. O importante é saber dosar para não parecer chato e inoportuno.

 

Deixar uma boa impressão nas pessoas poderá abrir portas que você nunca nem imaginou. Sem falar, que essa é uma excelente forma de treinar sua comunicação assertiva e pensamento rápido, caso seja pego em situações para as quais não se preparou.

 

Leia as 10 dicas abaixo para ir bem!

 

  1. Tenha em mente qual o seu objetivo ao conversar
  2. Foque no seu diferencial e faça com que as pessoas o conheçam, mas sem propaganda enganosa.
  3. Demonstre sua motivação e entusiasmo ao falar sobre novas ideias e projetos.
  4. Tenha entusiasmo na voz, olhe nos olhos e faça uso de uma impressão corporal positiva.
  5. Explique o que você acredita que a empresa pode ganhar com a sua inovação.
  6. Demonstre confiança sem ser prepotente!
  7. Não fale da sua vida pessoal, mas das suas competências e objetivos profissionais.
  8. Seja assertivo – não fique tagarelando, diga o que veio dizer.
  9. Deixe uma impressão positiva levando solução e não discutindo sobre problemas ou pessoas.
  10. Isso é um Elevator Pitch, fique atento ao tempo.

 

Uma dica importante é sempre ter alguns discursos prontos, como algum evento importante da empresa; uma mudança de mercado, uma fusão… porque nunca se sabe quando você irá esbarrar no elevador, nos corredores da empresa, no aeroporto ou até no café com alguém importante. Por isso, foco nos seus objetivos e crie discursos adequados, que gerem oportunidades e novos networkings. Assim que você usar o Elevator Pitch conte para nós! Obrigada e boa semana 😉

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