Estilos de comunicadores: agressivo e passivo. Descubra qual o seu!
estilos de comunicadores 01 - roberta medeiros

Você sabia que existem estilos de comunicadores?

Bom, acredito que você já deve ter percebido que cada pessoa possui um forma singular de se comunicar. Claro, já sabemos que isso se dá porque ninguém é igual a ninguém, mas e se não for só esse o motivo?! E se for um pouco mais que isso?

 

Para início de conversa, adianto que parte da causa está no HISTÓRICO DE VIDA. Ele vai moldando a forma de a pessoa interagir com os outros e também de se comunicar. A partir disso, elas formam padrões, ou ESTILOS DE COMUNICAÇÃO que se manifestam no dia a dia, seja em uma conversa informal com os amigos, ou mais restrita com os colegas de trabalho.

 

Neste primeiro texto, iremos entender melhor dois dos estilos mais comuns: AGRESSIVO e PASSIVO. Você descobrirá como se formam, suas características e consequências.

 

COMUNICADOR AGRESSIVO

Motivo

Existem várias possibilidades, mas de modo geral, os COMUNICADORES AGRESSIVOS podem ter adotado esse estilo no período de formação da personalidade, em decorrência do excesso de cobranças familiares, ter convivido em ambientes hostis ou extremamente competitivos. O comportamento de ataque serve como defesa e proteção.

 

Características

Seu propósito de vida é dominar os outros! Sentem-se superiores aos que o rodeiam e tendem a não respeitar os direitos e desejos do outro. Gostam de exercer controle sobre as pessoas. – Em geral, são tidos como “não desejáveis” pelos outros. Gostam de se impor e recorrem ao autoritarismo. Falam alto, para demonstrar superioridade. Interrompem os outros constantemente, impedindo-os de falarem. São intimidadores com o olhar e usam da ironia, intolerância e por vezes recorrem a brutalidade.

 

Consequências

Uma vez que agimos com agressividade, acabamos por estimular respostas agressivas. Os comunicadores agressivos perdem a confiança das pessoas e, em médio prazo, contribuem para o desgaste das relações, uma vez que os outros sentem-se agredidos. Dependendo do grau hierárquico, esse comportamento GERA MEDO E BAIXA CRIATIVIDADE.

COMUNICADOR PASSIVO

Motivo

A pessoa com este estilo de comunicação pode ter passado por situações que o levaram a formação de uma personalidade com TENDÊNCIA À REPRESSÃO, o que pode ter levado a autodesvalorização e a falta de autoconfiança.

Características

Não gosta de incomodar os outros. Não costuma manifestar seus sentimentos, pensamentos e desejos. Prefere fazer o que não gosta, a ter que dizer não a alguém. Evita, a todo custo, o confronto. Procura sempre agradar e desiste, por muitas vezes, por achar que não vale a pena. Possui um elevado respeito pelos outros, em detrimento do respeito por si próprio. Manifesta sinais não verbais de ansiedade, como “desviar o olhar”.

 

Consequências

Perde o respeito por si próprio. Fica ressentido, devido às manipulações e agressões a que é submetido. Passa despercebido, assim como as suas qualidades. Perde oportunidades e fogem das situações conflitivas, o que acarreta na falta de amadurecimento.

 

MANIFESTAÇÕES

Tom de Voz

AGRESSIVO: sarcástico, alto, arrogante, insolente e condescendente.

PASSIVO: manso, trêmulo, baixo e tímido, ansioso, angustiado, in

 

Postura Corporal

AGRESSIVO: intimidativa, nervoso, rígido, firme, impaciente, dedos riste, batidas de pé, soco na mesa, peito erguido, braços para trás, olhar para cima fixo no outro, mãos na cintura e outros.

PASSIVO: submisso, ombros caídos, mostrando insignificância, olhar baixo, sem se fixar no olhar do outro, baixo tônus vital.

 

Expressões Faciais

AGRESSIVO: frio, zangado, ameaçador, carrancudo, olhos arregalados.

PASSIVO: cabeça e olhos abatidos, tímido, acanhado e inseguro.

 

Mãos e Braços

AGRESSIVO: dedos em riste, movimentos agressivos e acelerados e tremor nas mãos,

PASSIVO: mãos nervosas, movimentos de torcer, mãos juntas no meio das pernas.

 

CONSEGUIU SE IDENTIFICAR EM ALGUM DESSES ESTILOS? Deixe um comentário e conte-nos o que achou. Gostou? Então curta, compartilhe ou marque um amigo. Beijos, até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *