Você conhece pessoas que “come quieto”? Conheça suas características e aprenda a ser mais assertivo
estilos de comunicadores - roberta medeiros

Você sabia que existem diferentes estilos de comunicadores?

Apesar das pessoas serem únicas e se comunicarem de forma singular, há um padrão. Atualmente, os ESTILOS DE COMUNICADORES são divididos em: agressivo, passivo, passivo – agressivo  e assertivo.

 

No texto anterior, apresentamos o estilo agressivo e o passivo, agora você irá conhecer os demais, suas causas, características e consequências. Assim como, uma forma simples de fazer com que as pessoas façam aquilo que necessita.

 

COMUNICADOR PASSIVO – AGRESSIVO 

Motivo

A educação do COMUNICADOR PASSIVO – AGRESSIVO, na maioria das vezes, aconteceu em ambientes no qual era necessária a manipulação para atingir objetivos, ou a pessoa pode não ter aprendido a confiar nos outros. Isso deu origem a uma crença de que os métodos indiretos são mais eficazes.

 

Características

Faz uso das pessoas como válvula de escape. Algumas vezes distorce a informação que lhe é dada, manipulando-a: aumentando ou diminuindo conforme seus interesses. Gosta de reclamar da situação para os outros e não para o foco do problema.

 

Consequências

Em geral, as pessoas evitam conviver com aqueles que só reclamam. Com o passar do tempo, este estilo de comunicador acaba perdendo a credibilidade e confiança dos demais. Quando descoberto, procura desacreditar quem descobriu.

COMUNICADOR ASSERTIVO

Motivo

Comunicadores Assertivos podem ter tido uma educação que possibilitava a exposição de ideias. Foram crianças muito ouvidas e respeitadas, porém sempre tiveram os limites bem estabelecidos e por isso aprenderam a respeitar-se e a respeitar o outro.

 

Características

É de seu costume analisar e ponderar o fatos, antes de falar. É um bom ouvinte, mas sabe posicionar-se no momento certo apresentando suas ideias, sugestões e posicionamentos. É franco, honesto e equilibrado ao falar com o outro. Saber dosar o tom de voz, olhar e gestos.

 

Consequências

Gera confiança e credibilidade. É respeitado e sempre consultado pelos demais em situações  críticas. Cria  uma atmosfera positiva em todas as situações em que estiver envolvido.

 

COMO TER SUAS VONTADES ATENDIDAS

Estudos mostram que as pessoas respondem melhor a um pedido, quando este vem acompanhado de explicações. Veja abaixo algumas situações em que podemos substituir perguntas, por outras mais explicativas:

 

  1. Pegue um café para mim!

Substituir por: Estou com muito frio. Você poderia pegar um café para que eu possa me aquecer?

 

  1. Você ainda não terminou os relatórios?

Substituir por: Nosso cliente está esperando pelos relatórios. É muito importante que você os entregue no prazo.

 

  1. Estou cansada de esperar você!

Substituir por: Quando você se atrasa, acaba atrasando todo o meu serviço. Gostaria que quando isso fosse acontecer, me avisasse com antecedência, assim posso me programar.

 

DICAS PARA SER MAIS ASSERTIVO

 

  • Fale sempre por você e utilize a primeira pessoa;

 

  • Faça uso de perguntas para investigar as opiniões e desejos;
  • Observe e saiba como distinguir o fato da opinião;
  • Emita sugestões e evite conselhos;
  • Críticas construtivas, sem censuras.

 

PADRÃO DA FALA

  • Fluente, evite hesitar;
  • Utilize frases breves, claras e diretas.

 

VOZ

  • Segura e firme, porém não muito elevada;
  • Velocidade e ritmo médio e constante.

 

EXPRESSÃO FACIAL

  • Expressão calma, descontraída;
  • Evitar semblante carregado, quando contrariado.

 

CONTATO VISUAL

  • Olhar direto para a pessoa, sem intimidá-la.

 

MOVIMENTOS CORPORAIS

  • Movimentos abertos e lentos com as mãos;
  • Sentar-se de forma correta e descontraída.

 

CONSEGUIU SE IDENTIFICAR EM ALGUM DESSES ESTILOS? Aproveite e leia o primeiro texto “Estilos de Comunicadores: agressivo e passivo. Descubra qual o seu!” Deixe um comentário e conte-nos o que achou. Gostou? Então curta, compartilhe ou marque um amigo. Beijos, até!

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