Conheça 7 estilos de liderança e saiba como descobrir o seu!
estilos de liderança - roberta medeiros

Estilos de Liderança, você sabe qual é o seu?

Se você pensou que o jeito de liderar era único, sinto dizer-lhe que se enganou! Existem várias formas de influenciar as pessoas e, estão diretamente ligadas ao comportamento do líder (palavras e ações) percebidas pelo outro.

 

Ao todo são 7 estilos. Alguns deles foram definidos a partir da observação analítica do comportamento de líderes, avaliando atitudes e foco. Sem falar no LÍDER COACH, um estilo diferenciado de líder, que se destaque por sua performance.

 

NÃO EXISTE LÍDER[ANÇA] SEM EQUIPE

 

Para saber qual o seu estilo como líder, será preciso questionar os seus liderados! Isso porque, a questão aqui não é como o líder se vê, mas a percepção da sua equipe e das demais pessoas com as quais se relaciona, tais quais: outros líderes, clientes, fornecedores, comunidade.

 

É importante que você saiba: NÃO EXISTE UM ESTILO IDEAL! Um líder precisa desenvolver sua sensibilidade e percepção para fazer um diagnóstico adequado no nível de crescimento e maturidade de cada colaborador, e possuir flexibilidade para adequar o estilo de liderança ideal ao momento para a obtenção de resultados.

 

O foco do líder para a utilização dos estilos, está relacionado às necessidades dos seus funcionários. O ponto chave é trabalhar as habilidades de cada membro da equipe, com o intuito de melhor orientá-los na conquista dos objetivos organizacionais.

 

QUAL O SEU ESTILO DE LIDERANÇA?

 

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA

Foco nas tarefas! Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, sem considerar a opinião da equipe.

 

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

Todos temos voz. Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas. Sendo assim, a participação dos funcionários no processo decisório é obrigatória.

 

LIDERANÇA LIBERAL

O time  têm mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. ATENÇÃO: A liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

 

LIDERANÇA PATERNALISTA

O paternalismo é uma atrofia da liderança, na qual o líder e sua equipe têm relações interpessoais similares às de pai e filho.

 

A liderança paternalista pode ser confortável para os funcionários e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado em um relacionamento profissional, pois em uma relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes que um indivíduo.

 

LIDERANÇA POSITIVA

Trabalha habilidades individuais em prol da equipe. Este modelo se baseia na força das pessoas e organizações.  Espelha-se no princípio apreciativo: investe mais nas forças e capacidades pessoais, das equipes e organizações.

 

LIDERANÇA SITUACIONAL

O líder pode adotar mais de um estilo, de acordo com a situação e o nível de maturidade do colaborador em relação à atividade.

 

LÍDER COACH

Enquanto um líder gera resultado nos negócios por meio do impacto causado no desempenho das pessoas, um LÍDER COACH procura ampliar as competências das pessoas e garantir seu desenvolvimento, para o resultado ser uma consequência de sua performance. Suas características são latentes são:

 

  • Percepção aguçada;  
  • Saber ouvir;
  • Bom relacionamento com as pessoas;
  • Facilidade para entrar em sintonia com seus funcionários;
  • Saber fazer perguntas assertivas, abertas e sem tendência;
  • Ter autocontrole para não ser diretivo, não mostrar os caminhos,
  • Buscar esclarecimentos às generalizações;
  • Dar feedback constante para aumentar a assertividade do liderado;
  • Firmeza e sensibilidade;
  • Respeito na relação de igualdade com seus funcionários; e
  • Agir com ética.

 

Agora que você já conhece os ESTILOS DE LIDERANÇA, que tal fazer uma breve pesquisa com seus companheiros de equipe e colegas de trabalho, para descobrir qual é o seu estilo?! Assim que souber compartilhe conosco [comentários]. Até, 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *