Formulação de estratégias, um olhar para dentro e fora da sua empresa
roberta-medeiros-estratégias

Você sabe o que é Formulação de Estratégias?

A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS  é um processo de planejamento, que busca definir os caminhos que a empresa deve trilhar, com foco no futuro.  É da formulação de estratégias que nasce o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO! Que veremos mais para frente…

 

Para saber mais sobre o que é planejamento e sua importância, leia o texto abaixo:

Você sabe o que é planejamento e qual sua importância para o sucesso de uma empresa?

 

A construção de um Planejamento Estratégico demanda muito esforço, pesquisa, raciocínio lógico e tático. Trata-se de uma busca por informações, com o intuito de propor soluções tangíveis para problemas cruciais e de sobrevivência da empresa, a fim de alcançar melhores resultados!

 

UM OLHAR PARA DENTRO E PARA FORA…

 

Em vias gerais, as soluções envolvem operações financeiras, operações de comercialização e lançamento/ revisão de produtos. Assim como, mudanças de fornecedores, insumos, estruturação da organização, mudanças na tecnologia e processos produtivos, energização das pessoas, entre outras. Só é possível definir essas ações quem conhece suas forças restritivas e impulsoras, externas e internas, resultado de uma análise ambiental e tomadas e decisões importantes para a empresa.

 

Normalmente, esse análise é de responsabilidade pela equipe de liderança do projeto, ou organização. Uma análise de macroambiente serve para levantar todos os dados e propor uma análise consistente ao projeto.

 

MACROAMBIENTE

 

Quando falo em ANÁLISE DO MACROAMBIENTE estou me referindo a investigação e avaliação do conjuntos de todos os fatores externos, que podem impactar no sucesso da organização e de todos os setores envolvidos, ao longo do tempo. Vale lembrar, é importante coletar informações a respeito dos fornecimentos, preços de matérias-primas, condições de logística, concorrentes e novas ideias que sirvam como substituto para as atuais.

 

 Então, fique atento, pois todas as informações devem  estar atualizadas! Só assim, teremos uma análise de macroambiente verdadeira, consistente e útil! Este é o olhar ara fora…

 

MICROAMBIENTE

 

Agora que já olhou para fora, que tal olhar para dentro de “casa” (companhia)? O MICROAMBIENTE é o posto do macroambiente. Enquanto o macro atua no que está fora, o micro trabalha as características internas. Tudo que está dentro da organização que pode influenciar de forma positiva e negativa nas ações, faz parte do microambiente.

 

A análise do AMBIENTE INTERNO tem por objetivo expor os pontos fortes e fracos da empresa, para propor um plano de ações alinhado a situação da companhia. Entender as atividades, resultados e a posição atual do produto no mercado em que atua. Geralmente, fatores conhecidos e controláveis são relativos às funções: financeira, administrativa, técnica e pessoal. Além, de um panorama geral sobre os clientes diretos e indiretos.

 

Pensar de forma estratégica é pesquisar, analisar e propor soluções a partir do conhecimento dos fatores que podem interferir em suas ações, seja vindo de fora da empresa (macroambiente) quanto de dentro (microambiente). O importante é não ser pego de surpresa!

 

→  E você, já formulou suas estratégias? Se ainda não, aproveite e leia um texto bem interessante que escrevi sobre PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

Planejamento estratégico: a fusão do tático com o operacional

 

Obrigada e até a próxima! Ah, lembre-se de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *