Imagem Pessoal: entenda o que significa e reconheça suas forças e fraquezas
imagem pessoal - roberta medeiros

COMO ESTÁ A SUA IMAGEM PESSOAL?

Uma boa IMAGEM PESSOAL é capaz de criar oportunidades profissionais relevantes e construir relações valiosas. Muitas vezes, nós somos o que nos impede de prosperar nos negócios e na vida profissional.

Para começar a construir uma imagem pessoal de sucesso é preciso ter total clareza do real significado da palavra IMAGEM, para só então começar a fazer as mudanças necessárias e desenvolver as habilidades que faltam, na busca da sua reputação profissisonal.

 

A ORIGEM DA PALAVRA IMAGEM…

Por mais que saibamos o que significa, estudamos a origem da palavra IMAGEM para entender com mais sabedoria o seu real significado e, assim sermos capazes de projetar a nossa própria IMAGEM PESSOAL!

A palavra IMAGEM nasceu no grego mimetikos, que significa IMITAÇÃO. Anos depois, surgiu uma variação desta palavra mimetos, que é IMITAR, em grego. Estudando mais a fundo, é possível identificar o radical mine ou i-me, que significa CÓPIA. Todas essas palavras deram origem a palavra do grego imago, que pode ser traduzida como: cópia, ideia, reflexo ou aparência.

 

O MERCADO DITA REGRAS E NÓS A SEGUIMOS?

Imagem é isto, uma cópia de alguma coisa, uma ideia que toma forma, é um reflexo dos atos de uma pessoa ou de algo e, por fim, É A SUA APARÊNCIA! – É neste sentido que devemos nos espelhar para compreendermos a importância de construir e ter uma imagem e, acima de tudo, saber reconhecer o que o mercado de trabalho espera de nós.

Para termos uma boa imagem em nosso mercado de atuação, junto a nossos colegas de trabalho e clientes é preciso seguir normas de comportamento determinadas pelo próprio mercado em que atuamos. Demos copiar essas regras ou normas, criar as nossas próprias ideias e atitudes em relação a nossa  IMAGEM PESSOAL.

 

E, por fim, essa nossa IMAGEM PESSOAL deve ser um reflexo de nossas escolhas e, como consequência, ser como nós iremos nos apresentar perante o mundo e as pessoas, em nossa jornada profissional.

Miranda Alves (2004) explica: “A nossa imagem é fruto de nossas ações e, por isso, deve ser gerenciada. Numa sociedade da informação e do conhecimento, marcada pela qualidade no atendimento, a comunicação torna-se uma das principais estratégias de marketing”. Tanto para conquistar clientes no mercado empresarial, quanto para construir suas próprias oportunidades de negócio.

 

PERGUNTAS QUE INSPIRAM RESPOSTAS VALIOSAS

O primeiro passo para construir uma IMAGEM PESSOAL é conhecer suas forças e fraquezas. Para isso, basta responder algumas perguntas simples, porém que inspiram respostas valiosas:

  1. Qual a minha maior HABILIDADE e a minha maior FRAQUEZA?
  2. Eu tenho consciência de qual é a minha maior QUALIDADE na opinião dos outros?
  3. Eu sei o quanto a PERCEPÇÃO das pessoas em relação a mim difere da minha?
  4. Consigo enumerar com rapidez os 5 MAIORES ATRIBUTOS da minha marca pessoal?
  5. Tenho METAS a longo e a curto prazo?
  6. Eu sei quem precisa ter CONHECIMENTO DO MEU TRABALHO para que eu possa me destacar e atingir meus objetivos profissionais?
  7. Minhas ROUPAS E APARÊNCIA refletem quem sou como profissional?

Responda ao questionário, e lembre-se de compartilhar com a gente quais são as forças e fraquezas da sua IMAGEM PESSOAL.  Gostou? Então curta, compartilhe e marque seus amigos que precisam ler este artigo.

Beijos, e boa semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *