Imagem Pessoal: a primeira impressão é realmente a que fica?
roberta medeiros - imagem pessoal

Imagem pessoal, como está a sua?

Uma boa imagem pessoal faz toda a diferença na hora de conquistar novos clientes, cargos de importância ou um espaço de prestígio no mercado. Contudo, muitas pessoas têm dificuldade em criar uma imagem pessoal positiva a seu respeito e acabam deixando uma primeira impressão negativa. Quer saber como construir uma IMAGEM PESSOAL DE SUCESSO? Então continue comigo, que logo vou te contar…

CRIANDO UMA IMAGEM PESSOAL

Para construir uma boa IMAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL é preciso trabalhar dois conceitos básicos: dualidade e credibilidade.

A DUALIDADE faz referência a imagem positiva ou negativa que uma pessoa tem. A imagem é algo que não pode ser imposto, mas construído ao longo do tempo, através de resultados cumulativos de interações. É formado por comportamentos, hábitos, posturas, atitudes éticas, conhecimentos, habilidades e competências.

Já a CREDIBILIDADE trabalha o lado positivo da imagem pessoal. Aponta  que uma boa IMAGEM PESSOAL deve transmitir confiança ao cliente, ou a qualquer outra pessoa, a qual irá manter relações por um período de tempo mais longo. É resultado da consistência (veracidade) de fatos e satisfação nos relacionamentos.

Nossa imagem pessoal se constrói, em vias gerais, em 3 (três) momentos:

  1. PRIMEIRA IMPRESSÃO: formada nos 3 (três) primeiros segundos;
  2. IMAGEM INICIAL: formada nos primeiros contatos; e
  3. IMAGEM REAL: imagem já formada, mas que é preciso manter e potencializar.

 

“A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA”?

É de conhecimento popular que “ninguém tem a oportunidade de causar uma segundo boa impressão”. Estudos afirmam que são os 3 (três) primeiros segundos, que formam a chamada “PRIMEIRA IMPRESSÃO”. Mas, o que poucos sabem é que nesses míseros segundos os fatores que influenciam na FORMAÇÃO DA IMAGEM são: visão, um conjunto da imagem e seu  primeiro impacto; o tom de voz; a articulação das palavras; e a linguagem corporal.

(Management Institute of tecnology, EUA – Revista Venda Mais – Dez. 2001)

 

A SUA PRIMEIRA IMAGEM

Já a IMAGEM INICIAL é formada ao longo dos primeiros contatos. Se considerarmos uma primeira impressão positiva, nossa preocupação passará a ser em chegar ao final do contato, ainda com a imagem inicial positiva, sem prejuízos em âmbito profissional.

É nesse momento que entra em cena nossos hábitos, comportamentos, postura, atitudes éticas, conhecimentos, habilidades e competências, que serão “avaliadas” no decorrer do relacionamento. Por isso, devemos sempre usá-las para conquistar a tão sonhada credibilidade, confiança e respeito profissional!

 

MANTER E POTENCIALIZAR

Mesmo que a sua imagem já esteja formada, é super importante fazer uma autoanálise recorrente, com o propósito de trabalhar a MANUTENÇÃO DA IMAGEM PESSOAL. Para isso, você  precisa responder a 3 (três) perguntas simples, porém importantes:

  1. Será que eu realmente sei como o outro me vê?
  2. Estou cumprindo com todas as minhas promessas?
  3. Tenho feito tudo que posso pelos meus colegas de trabalho?

A resposta positiva a todas as questões demonstrará que você está conseguindo manter sua imagem pessoal positiva e, sendo assim, não tem com o que se preocupar! Contudo, vale sempre lembrar que a IMAGEM PESSOAL faz parte do seu MARKETING PESSOAL e que o mesmo se faz com clareza de objetivos, integridade, posicionamento claro, comprometimento, relacionamento, conhecimento, imagem, auto-estima e motivação.

LEMBRE-SE: você deve sempre trabalhar em prol de melhorar sua imagem pessoal. Pequenas conquistas quando juntas, tornam-se grandes feitos! O que fez hoje para potencializar sua imagem pessoal? Deixe um comentário, curta e compartilhe com seus amigos. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *