Competência e comprometimento: Princípios da liderança situacional e as dimensões da maturidade
LIDERANÇA SITUACIONAL - roberta medeiros

Já falamos aqui sobre LIDERANÇA SITUACIONAL, mas caso ainda não tenha lido esse texto e queira entender melhor o conceito e saber mais sobre MATURIDADE PROFISSIONAL, basta acessar esse link.

 

Em linhas gerais, a Liderança Situacional trabalha as habilidades e qualidades de um líder, para que este venha a se adaptar às situações e possa, com isso explorar o máximo de cada membro da sua equipe, até alcançar resultados positivos e o ESTÁGIO DE MATURIDADE. Bom, com isso a pergunta agora deixou de ser “o que é” e passou  a ser “para que serve”….

 

PARA QUE SERVE A LIDERANÇA SITUACIONAL?

 

Com o objetivo de levar os profissionais ao seu mais elevado NÍVEL DE DESEMPENHO por meio da liderança eficaz, a LIDERANÇA SITUACIONAL criou uma combinação entre o nível de desenvolvimento de uma pessoa na realização de uma tarefa e o estilo de liderança adotado pelo líder.

 

Os LÍDERES EFICAZES possuem a capacidade de adaptar seu comportamento e estilo de liderança às necessidades dos funcionários e à situação/ ou atividade. Com isso, torna-se um desafio para o líder identificar a situação e corresponder de forma positiva e eficaz, ao mesmo tempo que motiva a equipe e extrai o melhor de cada um em detrimento da tarefa a ser executada, tanto no âmbito pessoal, quanto organizacional.

 

TAREFAS E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

 

Um dos problemas cruciais no âmbito dos relacionamentos interpessoais está na forma de conduzir uma equipe com DIFERENTES NÍVEIS DE NECESSIDADES, quanto à ênfase nas tarefas ou nos relacionamentos. Já na Liderança Situacional  está implícita a ideia de que o líder deve ajudar os liderados a amadurecer, até o ponto que sejam capazes e estejam dispostos a fazê-lo.

 

Quanto maior for a maturidade da equipe menos estruturada serão a suas tarefas pelo líder. O desenvolvimento dos liderados deve ser realizado ajustando-se o comportamento de liderança, ou seja, passando pelos estilos de DIREÇÃO, TREINAMENTO, APOIO e DELEGAÇÃO [considerado os Quatro Estilos de Liderança].

 

DIMENSÕES DA MATURIDADE

 

Na Liderança Situacional a maturidade inclui duas dimensões: maturidade de trabalho (capacidade) e maturidade psicológica (disposição).

 

MATURIDADE DE TRABALHO: Está relacionada com a capacidade de fazer determinadas tarefas. Refere-se ao CONHECIMENTO e à CAPACIDADE TÉCNICA. As pessoas com alta maturidade de trabalho – em uma determinada área -, tem o conhecimento, a capacidade e a experiência necessária para executarem certas tarefas sem direção de um líder.

 

MATURIDADE PSICOLÓGICA: refere-se a motivação ou disposição para fazer alguma coisa. Está relacionada a confiança em si mesmo e ao empenho empregado. Pessoas com alta maturidade psicológica em determinada área acreditam que a responsabilidade é algo importante, tem confiança em si mesmas e sentem-se bem nesse aspecto do seu trabalho. – Em geral, não precisam de grande encorajamento para cumprir suas tarefas.

 

COMPETÊNCIA E COMPROMETIMENTO: EVOLUÇÃO HUMANA

 

O nível de desenvolvimento de uma pessoa se resume a uma combinação de dois fatores: competência e comprometimento.

 

COMPETÊNCIA: é o conhecimento e as habilidades que um funcionário leva para um objetivo ou tarefa. A melhor forma de determinar uma competência é analisar o desempenho. Contudo, a competência pode ser desenvolvida no passar do tempo, com direção apropriada e apoio.  Também pode ser adquirida através da educação, treinamento e experiência.

 

COMPROMETIMENTO: é a combinação da motivação e a confiança da pessoa em sua capacidade de atingir um objetivo ou realizar uma tarefa. – O interesse e o entusiasmo são demonstrados pela atenção, animação, níveis de energia e expressões faciais e verbais.  A SEGURANÇA é caracterizada pela AUTOCONFIANÇA das pessoas em sua capacidade de realizar uma tarefa.

No próximo texto vou falar mais sobre os Quatro Estilos de Liderança. Se você gostou, então curta, compartilhe ou marque seus amigos.

Beijos e até! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *