Metas SMART: uma ferramenta para definir metas vencedoras para qualquer tipo de projeto

Aprenda como construir metas vencedoras!

Para você que deseja alcançar suas metas pessoais e/ou profissionais de forma estratégica,, eu te apresento uma ferramenta muito simples, porém eficiente, que me ajudou e ajuda a todos os meus coachees a ultrapassar qualquer barreira que te impeça de “agarrar com a mão” suas METAS, denominada de SMART!.

 

Considerada uma ferramenta de administração de empresas, as Metas SMART funcionam como uma espécie de checklist, no qual você verifica importantes premissas que devem ser atendidas por metas. Elas são construídas de moda a se considerar 5 atributos:

 

S: do verbo SPECIFIC = Específico

M: do verbo MEASURABLE = Mensurável

A: do verbo ATTAINABLE = Atingível

R: do verbo RELEVANT = Relevante

T: do verbo TIME BASED = Temporal

 

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S [Specific – Específico]

 

Uma meta para ser alcançável deve, antes de mais nada, ser ESPECÍFICA! Ou seja, ela não pode estar aberta para más interpretações, tanto da sua parte quanto da sua equipe. Especificar ao máximo uma meta é torná-la o mais clara e objetiva possível. Ela precisa ter especificidade naquilo que deseja atingir.  Para acertar na primeira tarefa, tente responder as seguintes perguntas:

 

Qual o objetivo dessa meta?

  O que será feito?

 Quem serão os envolvidos?

 Onde ela será realizada?

  Como ela será realizada?

 

M [Measurable – Mensurável]

 

Um dos princípios que torna uma meta alcançável é o fato dela ser MENSURÁVEL! Ou seja, passível de se calcular. “Se você não pode medir, não pode gerenciar.”, já dizia Peter Drucker, guru da administração moderna. Para ajudá-lo, tente responder as seguintes perguntas:

 

  Quanto é o resultado esperado?

  Quanto tempo será necessário para realizá-la.

 

A [Attainable – Atingível]

 

Pode até parecer óbvio, mas de nada adianta definir uma meta que não é ATINGÍVEL. Seria como se lançar ao mar em um navio furado, que não se pode navegar e, mesmo assim esperar não se frustar e alcançar seus objetivos. Os resultados seriam devastadores para você, como pessoa ou profissional. Portanto, ao construir sua meta SMART é importante que ela seja mensurável de tal forma que seus números sejam atingíveis.  

 

Para construir uma meta atingível é preciso:

 

  Analisar o histórico e reconhecer se a meta é ou não atingível.

  Conversar com a equipe e responsáveis para reconhecer se a meta é alcançável.

 Perceber se pode ser realmente conquistada no prazo que você irá estipular.

 

R [Relevant – Relevante]

 

Uma meta só pode ser reconhecida como RELEVANTE se impactar de forma positiva e diretamente sobre você ou sua empresa/negócio, de modo que você consiga trazer algum tipo de resultado, seja ele:

 

  Aumento de faturamento.

  Aumento no número de clientes.

  Diminuição de custos.

 

Portanto, para ajudá-lo vai uma dica: busque a resposta nos números mais importantes do seu negócio e tente vincular uma meta a algum desses números. Toda meta SMART deve ser justificada por algum número importante. Lembre-se disso!

 

T [Time Based – Temporal]

 

Esse talvez seja um dos itens mais importantes, o que faz valer aquele ditado popular “último, mas não menos importante”. Uma meta precisa ter um PRAZO! Ou seja, um tempo para ser batida, realizada. Normalmente, o prazo para conclusão surge naturalmente na etapa de torná-la mensurável. De qualquer forma, é essencial que o prazo de entrega seja alinhado com as pessoas envolvidas antes de ser definido, para que o mesmo seja condizente com a realidade e, consequentemente, cumprido.

 

A construção de metas é uma habilidade que todos nós, inclusive gestores devemos, com o tempo, adquirir e potencializar. Construir boas metas significa alcançar melhores resultados! Espero que esse post possa te ajudar a construir melhor metas, seja no seu ambiente de trabalho quanto no pessoal. Obrigada e até o próximo texto. 😉

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