Modelos Mentais: Descubra o que é e porque a forma com que eu vejo o mundo, você não vê
modelos mentais - roberta medeiros

JÁ OUVIU FALAR EM MODELOS MENTAIS?

A diferença entre os seres humanos são imensas! Você já deve ter se perguntando porque algumas pessoas gostam de comer repolho, enquanto outras chegam a odiar. Ou porque umas têm medo do escuro e outras não? Assim como, outras tantas perguntas  e diferenças…

 

A forma como vemos e reagimos aos estímulos externos, às pessoas e as situações da vida poder ser também bem diferentes. Isto porque, cada ser humano é único em sua essência. Por isso, para entender as bases do conhecimento humano e da realização pessoal é preciso, antes de tudo, compreender os MODELOS MENTAIS que definem a capacidade de ação e reação dos indivíduos, perante coisas simples e complexas da vida.

 

O QUE SÃO MODELOS MENTAIS?

 

Segundo Bandler e Grinder, em sua obra: “A estrutura da Magia”, afirmam que “Nós como seres humanos não operamos diretamente no mundo. Cada um de nós cria uma representação do mundo em que vivemos – isto é, criamos um mapa ou modelo que usamos para gerar nosso comportamento.” E completam, “ […] nossa experiência do mesmo, como percebemos o mundo, que escolhas teremos à disposição enquanto nele vivermos”.

 

Peter Senge, em seu livro: “A Quinta Disciplina”, complementa: “Modelos mentais são imagens, pressupostos e histórias que trazemos em nossas mentes acerca de nós mesmos, outras pessoas, instituições e todo aspecto do mundo. Como um vidraça que emoldura e distorce sutilmente nossa visão, os modelos mentais determinam o que vemos. Os seres humanos não podem navegar através dos ambientes complexos do nosso mundo sem ‘mapas mentais’ cognitivos.”

 

A forma com que eu vejo o mundo é diferente da sua! Eu estou atenta a detalhes diferentes, interpreto e observo conforme meus próprios modelos mentais, que são únicos! Sendo assim, você pode estar vendo o mesmo que eu, mas irá descrevê-lo de forma diferente. – Isso acontece por causa das fontes…

 

MODELOS MENTAIS E SUAS FONTES

 

Os modelos mentais são construídos a partir de quatro fontes: sistema nervoso, linguagem, cultura e experiência pessoal.

 

  1. SISTEMA NERVOSO

Cada indivíduo possui suas próprias limitações fisiológicas, que o impede de perceber alguns acontecimentos, incapacitando-o de agir.

 

  1. LINGUAGEM

A linguagem permite estabelecer uma comunicação e estrutura a consciência do ser humano. É através dela que cada indivíduo expressa suas percepções diante das coisas e das pessoas que rodeiam o mundo.

 

  1. CULTURA

A cultura é considerada, pela maioria dos autores, como uma fonte coletiva, uma vez que várias pessoas partilham suas crenças e valores, que por vezes limitam o comportamento e direcionam a forma de pensar e enxergar o mundo a sua volta.

 

  1. EXPERIÊNCIA PESSOAL

Acontecimentos, experiências e estilo de vida influenciam na percepção das coisas, assim como: raça, sexo, nacionalidade, origem, étnica e familiar.

 

MODELOS MENTAIS E COMPORTAMENTO

 

Pode até parecer que não, mas os MODELOS MENTAIS acabam por determinar a nossa forma de agir. Uma vez que acreditamos em algo, concretizamos com nossas atitudes. Para exemplificar, quando cremos que não é possível confiar nas pessoas, sem que estas estejam nos manipulando ou mentindo, passamos a nos comportar de forma defensiva e com ressalvas diante de desconhecidos.

 

Interessante e, até certo ponto, assustador, concorda? Se você gostou deste artigo, curta, compartilhe e marque seus amigos.

Beijos, e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *