o que é Conhecimento? – Definição e Conceito, segundo grandes pensadores
o que é conhecimento - roberta medeiros

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU SOBRE O QUE É CONHECIMENTO?

Muitas vezes, de tão acostumados com uma palavra, acreditamos saber seu significado, mas será que realmente endemos a sua complexidade? Independente do contexto, não é fácil definir o conceito de conhecimento, avisa Carvalho (2012).

Pois bem, estamos na Era do Conhecimento! Apesar de o sentirmos e vivenciarmos, de o termos bem claro em nossa mente, não é fácil explicar com exatidão O QUE É O CONHECIMENTO…

 

O QUE É CONHECIMENTO?

Platão, Aristóteles, Descartes e Locke, assim como filósofos contemporâneos, desde os tempos mais antigos, grandes pensadores vêm se arriscando nessa empreitada rumo  a definição de conhecimento…

Apesar da dificuldade em definir CONHECIMENTO, segue algumas definições citadas por Cruz (2002), com o objetivo de oferecer uma visão mais ampla e didática a respeito da definição de CONHECIMENTO.

 

Dicionário Aurélio

“ 1. Ato ou efeito de conhecer. 2. Ideia, noção. 3. Informação, notícia, ciência. 4. Prática da vida; experiência. 5. Discernimento, critério, apreciação. 6. Consciência de si mesmo; acordo”.

 

Dicionário Michaelis

“1. Ato ou efeito de conhecer. 2. Faculdade de conhecer. 3. Ideia, noção; informação, notícia. 4. Consciência da própria existência”.

Segundo a Filosofia

Existem dois tipos de conhecimento:

  1. Vulgar: que é o conhecimento do que.
  2. Científico: que é o conhecimento do por que.

Para Cruz (2002), a diferença entre esses dois tipos de conhecimento está no modo de conhecê-los. Reside, principalmente, no conhecimento da causa. Uma vez que o Vulgar apenas constata a ocorrência dos objetos, o científico conhece o porquê de sua existência. Com isso, ao invés de apenas constatarmos que o objeto existe devemos saber por que ele existe.

 

DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

DADO não é conhecimento; INFORMAÇÃO é conhecimento e CONHECIMENTO não é dado. Entendeu? Pode ser que não muito, mas se você, assim como eu ficou confuso, vamos a explicação de Carvalho (2012):

 

DADO

É o registro de um evento.

Pensando no conhecimento de forma hierárquica, o dado é o menor e mais simples elemento dessa hierarquia. Ele é uma unidade indivisível, objetiva e abundante. Por este motivo, o dado é o elemento mais fácil de ser manipulado e transportado, seja em um meio de transporte concreto (de um lugar para outro), seja de uma forma abstrata (de um sistema para outro ou de uma pessoa para outra).

 

INFORMAÇÃO

É um conjunto de dados dentro de um contexto.

O contexto é fundamental, pois ajuda a diferenciar um mesmo dado em situações distintas. Também é preciso o envolvimento de um sujeito para que haja significado. Com isso, chegamos a uma definição mais elaborada para informação: um conjunto de dados, com determinado significado para o sistema. – As informações devem ser tangíveis para um grupo de pessoas, podendo ser acumulada, processada e compartilhada. 

 

CONHECIMENTO

Conhecimento é a informação que, devidamente tratada muda o comportamento do sistema. – Davenport (1998, apud CARVALHO, 2012).

O conhecimento é o resultado de um processamento complexo e subjetivo da informação, pois quando a informação é absorvida por um sujeito, ela interage com processos mentais lógicos e não lógicos, experiências anteriores, insights, valores, crenças, compromissos e vários outros elementos que fazem parte da mente do sujeito. Consciente ou não ele usa seu conteúdo psíquico para trabalhar a informação e tomar uma decisão de acordo com o contexto, no qual ele está envolvido.

Com isso é possível considerar que o conhecimento se configura nessa tomada de decisão, já que ele está ligado à ação, uma vez que ele existe e serve para fazer algo, por isso pode-se considerar que o CONHECIMENTO É UM PODEROSO AGENTE TRANSFORMADOR.

Desta forma, entender como armazenamos e utilizamos os conhecimentos que adquirimos do mundo e de nossas experiências, faz toda a diferença na hora de lidar com os estímulos e as situações dos quais nos deparamos no dia a dia, necessitando de um gerenciamento de comportamentos para solucionar os desafios da humanidade.
Então, O QUE É CONHECIMENTO? Deixe um comentário e juntos vamos contribuir para uma definição mais moderna e absoluta de conhecimento. Se gostou, aproveite para curtir e compartilhar com os amigos. Até, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *