A liderança é inata ou podemos desenvolvê-la?

“A tarefa da liderança é criar um alinhamento

de forças para que nossas fraquezas sejam irrelevantes” – Peter Drucker

 

Você sabe o que significa LIDERANÇA? – Apresentar um conceito, ou até mesmo uma definição, é uma tarefa relativamente fácil. Vários autores já se posicionaram, opinando quanto ao real significado, contudo ainda não foi possível escolher um conceito que seja universal e aplicável em todas as situações. Por que será, hein?

Trabalhar em equipe de alta performance significa, em última instância, obter o melhor de si para extrair o melhor do outro. Portanto, para entender o verdadeiro significado de LIDERANÇA é preciso, antes de tudo, saber qual o papel de um LÍDER e sua influência perante a equipe.

 

LIDERANÇA SEGUNDO GRANDES MESTRES

Sun-Tzu
O conceito de liderança teve origem nos campos de batalha…

Sun-Tzu, general chinês que viveu no século IV a.c., acreditava que a liderança máxima era aquela que garantia a vitória da batalha, antes mesmo de começar o combate! Hoje, conseguimos identificar que esse resultado só é possível se houver um líder, na linha de frente.

“O desenvolvimento do caráter de um líder é peça fundamental da liderança.” – Roberta Medeiros

 

Confúcio
A era da filosofia também trouxe grandes contribuições….

Confúcio, popular pensador e filósofo chinês do período das Primaveras e Outonos, identificou 7 (sete) princípios básicos que formam a essência da liderança e, servem de moldura para aprender esta antiga arte:

1. Autodisciplina
2. Objetivo
3. Realizações
4. Responsabilidades
5. Conhecimento
6. Espírito de equipe
7. Exemplo

 

Pensadores Modernos

Hersey e Blanchhard (1986) definem liderança como “[…] o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a consecução de um objetivo numa dada situação.” Já Katz e Kahn (1967) consideram “[…] a essência da liderança organizacional como o incremento influencial além e acima do cumprimento mecânico das diretivas rotineiras da organização.

Como vimos, alguns autores definem liderança, enquanto outros trazem as principais características de um líder.

 

GESTORES x LÍDERES

Segundo Warren Bennis, “[…] um bom gestor faz as coisas bem, enquanto um bom líder faz as coisas certas.” Sendo assim, a diferença está, basicamente, na forma de gerir.

Lacombe, jornalista e escritor brasileiro, acredita que os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, podendo este ser legítimo, de referência ou dos aber:

Poder Legítimo: obtido com o exercício de um cargo;
Pode de Referência: adquirido em função das qualidades pessoais e do carisma;
Poder do Saber: exercício graças ao conhecimento que detém.

Pensando nisso, do que são “feitos” os LÍDERES? Um líder já nasce líder, ou é possível tornar-se um?

 

DO QUE SÃO “FEITOS” OS LÍDERES

Alguns pensadores acreditam que existem características básicas e essenciais em todos os líderes, tais como: visão, integridade (conhecimento, autoconfiança e maturidade) e vontade de assumir riscos. Em regra, os líderes são pessoas extremamente persistentes, com forte carisma e guiados (motivados) pelo seu instinto natural.

Para o britânico John Adair, as capacidades de liderança podem ser adquiridas através do treino; já para o norte-americano John Kotter, elas são inatas, embora todas as pessoas devem ser encorajadas a serem líderes.

Para concluir, dentre as várias definições e características de LIDERANÇA, 2 (dois) aspectos são relativamente comuns. Em primeiro lugar, LIDERANÇA está sempre ligada a um grupo [envolve duas ou mais pessoas]. E segundo, é um processo de influenciar exercido de forma intencional, por parte dos líderes, sobre seus seguidores.

Gostou? Então curta, compartilhe ou marque um amigo que sonha em tornar-se um VERDADEIRO LÍDER.

Fiquem com Deus e ótima semana! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *