O que é Marketing? Conceito e definição que vai além da comercialização de produtos e serviços
o que é marketing - roberta medeiros

O que é marketing?

Posso apostar que, pelo menos uma vez, todos nós já ouvimos falar nesse termo. Mas, será que entendemos, realmente, o que significa? –  Indo um pouco mais longe, você sabe que ele é a base para o que chamamos hoje de MARKETING PESSOAL?

 

A RAIZ DA PALAVRA MARKETING…

Em linhas gerais, a palavra MARKETING é de origem anglo-saxônica, composta pela junção das palavras market (mercado), com o sufixo -ing, que faz referência a algo contínuo. Ao pé da letra, seria algo como “mercadando”. Estranho, não acha? – Mas, se buscarmos sua origem no latim, mercado = mercari, significa comércio, ou o ato de  mercar, comercializar ou transacionar.

Por sua vez, MERCARI vem do etrusco MERK, que significa PÚBLICO. Além de ser o nome dos espaços utilizados, na antiguidade, para a venda e comercialização de produtos.

 

O REAL SIGNIFICADO DE MARKETING!

De modo simples, MARKETING é um conjunto de estratégias e ações responsáveis pelo desenvolvimento e a sustentação de produtos e serviços, bem como sua comercialização no mercado! Agora, troca produtos e serviços, por pessoas/ profissionais…

Um pouco mais complexo, MARKETING também é tido como a ciência que busca compreender o consumidor e seus hábitos de consumo, indo além de uma relação estritamente comercial, para a construção de um relacionamento entre empresa- cliente. – PROFISSIONAL – CLIENTE, se visto pela ótica do Marketing Pessoal…

 

PRODUTOS E SERVIÇOS

O marketing pode ser de produtos ou de serviços. Se é de PRODUTO estuda: o produto em si, o seu preço, praça (canais de distribuição), promoção (publicidade e propaganda). Já quando é de SERVIÇO, estuda, além desses 4 P’s: pessoas, processos, produtividade e evidências físicas (provas).

 

O MARKETING NO MARKETING PESSOAL

A diferença, a grosso modo, entre MARKETING e MARKETING PESSOAL está no objeto comercializado: em um, trabalhamos produtos e serviços, enquanto no outro lidamos com pessoas e profissionais, comercializando suas habilidades, conhecimentos, experiências e mão de obra, seja braçal ou intelectual.

Caproni (2002) enfatiza que o MARKETING PESSOAL é uma ciência que fala não do que os profissionais têm em comum entre si, mas daquilo que os diferencia. As estratégias de marketing, quando aplicadas em sua carreira, permitirão que qualquer ação comum, desde que bem feita, tenha visibilidade no mercado.

Gostou? Então, deixe um comentário e juntos vamos analisar a influência do Marketing no MARKETING PESSOAL e suas nuances. Se gostou, aproveite para curtir e compartilhar com os amigos.

Até, obrigada! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *