Planejamento estratégico: a fusão do tático com o operacional
roberta-medeiros-planejamento-estratégico

O que torna um planejamento estratégico?

Antes de responder a essa pergunta, precisamos voltar um pouco e entender O QUE É PLANEJAMENTO. Em linhas gerais, é o ato de preparação de um trabalho (ação ou tarefa), com o estabelecimento de métodos convenientes, no qual se cria um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. É a preparação, organização e estruturação.

 

Para saber mais sobre o que é planejamento e sua importância, leia o texto abaixo:

Você sabe o que é planejamento e qual sua importância para o sucesso de uma empresa?

 

Já o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO aborda o plano tático e operacional do projeto. Normalmente, considera a empresa como um todo (aborda todos os campos) e é pensado e elaborado por profissionais mais experientes. Apresenta objetivos de médio e longo prazo, com estratégias e ações para alcançá-los.

 

PLANEJAMENTO TÁTICO

 

O PLANEJAMENTO TÁTICO aborda cada área funcional da empresa, considerando os recursos disponíveis. O desenvolvimento do plano tático acontece nos níveis organizacionais intermediários, que objetiva a utilização consciente de todos os recursos destinados a execução do projeto, dentro do prazo estipulado. →  Em grandes corporações é mais fácil identificar a aplicação desse planejamento.

 

Como exemplo, vou citar o Banco Santander. Esse planejamento é executado nas superintendências estaduais. Os planos de ações são pensados para servir de apoio às unidades operacionais (agências), visando o esforço coletivo e a conquista dos objetivos e metas pré-definidos no planejamento operacional, a seguir…

 

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

 

Já o PLANEJAMENTO OPERACIONAL corresponde a um conjunto de partes do planejamento tático, que identifica os procedimentos e processos específicos que devem ser executados pela força operacional da empresa, além de apresentar planos de ações operacionais. Costuma ser elaborado por profissionais operantes, uma vez que estes possuem um melhor entendimento da rotina, oportunidades e dificuldades diárias da empresa. Os planos são desenvolvidos para execução em curto prazo.

 

Mais usado em empresas de médio e grande porte, o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO é de suma importância para quem deseja ter clareza dos objetivos que pretende alcançar, das ações que devem ser executadas, entender qual o envolvimento necessário de cada setor da empresa e, ainda visualizar com facilidade as ações a serem realizadas e seus prazos.

 

Vale lembrar, que todo bom planejamento estratégico deve especificar as métricas a serem avaliadas e analisadas. Isso serve para ter uma visão clara dos resultados alcançados, quais foram os problemas de percurso e o que deve ser melhorado em um segundo momento! E então, preparado para começar a fazer o seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO? Se gostou desse texto curta, comente e compartilhe com seus amigos. Obrigada, e até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *