Saiba como construir um plano de ação estratégico usando a metodologia 5W2H
ferramenta-5w2h-roberta-medeiros

Já falei aqui no blog sobre algumas ferramentas para criação de planejamento e estratégias, como: Ciclo PDCA, Metas SMART e Análise SWOT. Assim como, como CONSTRUIR UM PLANO DE AÇÃO baseado em um planejamento estratégico. Hoje, eu vou te mostrar como usar uma metodologia diferente chamada 5W2H, também usada para construir planos de ação.

 

5W2H e os Planos de Ação

 

Em geral, os planos de ação são baseados em uma ferramenta chamada 5W2H. Ela é uma metodologia estratégica considerada essencial para quem deseja colocar uma meta em prática, de forma rápida, prática e eficiente.

 

A metodologia 5W2H traça as etapas necessárias para execução de um planejamento. Assim como, acompanhar suas ações para implantação das estratégias. Veja abaixo o que significa cada letra, lembrando que refere-se também a cada uma das etapas:

 

What = O que fazer – Ações necessárias para a implantação de cada estratégia.

Who =  Quem vai fazer – O responsável pelas ações.

When = Quando vai fazer – O prazo concedido para a implantação das ações.

Why = Porque vai fazer – Explicação para o propósito da ação, ou seja, a base justificada para a execução.

Where = Onde vai fazer – O local onde a ação será executada/ implementada.

How much = Quanto vai custar – O custo ou os recursos necessários.

How = Como vai fazer – O método a ser empregado para a implantação da ação.

 

Para cada estratégia formulada deverá existir um plano de ação, que será distribuído por toda a organização (equipe envolvida). Os responsáveis pelas ações podem estar em qualquer nível o cargo dentro da empresa, não sendo necessário ocupar altas posições.

 

Monitoramento da Implantação do Plano de Ação

 

Toda estratégia tem um padrinho, aquele que será responsável pela sua implementação e das ações descritas no plano de ação (planejamento estratégico). Outras pessoas ficam responsáveis pela execução das ações estabelecidas, para que a estratégia seja posta em prática. Ou seja, ele irá agir mais como um gestor ou gerente de projetos. Cabe a ele acompanhar e monitorar o trabalho da equipe, assegurando a correta execução nos prazos previstos.

 

As atividades de acompanhamento e implantação das estratégias do plano de ação podem ser delegadas a outras pessoas, contanto que estas façam parte do projeto. O que realmente importa é que esteja claro para os envolvidos o seu, verdadeiro, papel dentro da organização. E, consequentemente, dentro do projeto.

 

Monitoramento da Implantação do Plano de Ação

 

O acompanhamento da implementação das tarefas do plano de ação podem ser feitas pelas seguintes práticas de gestão:

 

Revisão periódica e sistemática do plano de ação em reuniões setoriais ou de áreas.

Uso de software específico, no qual seja possível registrar todo o plano de ações. Assim como, seu progresso contínuo e os responsáveis pelas ações, via acompanhamento online.

Acompanhamento contínuo do responsável pelo plano de ação junto a equipe, na verificação do status de suas tarefas, para o desdobramento e implementação das estratégias.

Implementação do KANBAN online ou em painéis fixos.

 

No próximo texto, vou falar mais sobre implementação da ferramenta KANBAN, muito usada por grandes empresas e gerentes de projetos no mundo todo – particularmente uso todos os dias! Obrigada e até a próxima. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *