PNl, Canais Sensoriais, Estímulos Externos, para uma comunicação mais assertiva e eficaz
pnl - roberta medeiros

VOCE SABE O QUE É PNL?

Pois bem, a Programação Neurolinguística (PNL) é num conjunto de técnicas que pode ser aplicado a todas as pessoas que queiram melhorar sua comunicação e relacionamento, sem levar em consideração sua formação ou atividade profissional.

Quando bem aplicada, a PNL é capaz de aumentar a confiança e a segurança de qualquer pessoa, além de ser um excelente auxiliar na CONQUISTA DO PROGRESSO PESSOAL E PROFISSIONAL. Isto acontece, porque o funcionamento da nossa mente está ligada às relações que ocorrem entre: percepção [recepção de informações sensoriais], experiência subjetiva [processamento interior e mapa], emoção [energia motivadora] e comunicação [reação e feedback ao mundo exterior].

“A mente vem se submetendo a sucessivas reorganizações ao longo de  toda a história da evolução, até que atingiu um ponto crucial – a descoberta de sua própria evolução.” – Pierre Teilhard de Chardin, The Spirit of Earth.

CANAIS SENSORIAIS

De modo geral, todos nós temos  5 (cinco) sistemas sensoriais: visual, auditivo, olfativo, cinestésico (tato) e paladar. Por meio destes  tomamos contato com a realidade exterior, obtendo as informações do meio ambiente, ou mundo real.

A todo instante, estamos interagindo com o mundo e as coisas ao nosso redor. As informações são captadas por meio de nossos canais sensoriais (vemos, ouvimos, sentimos, cheiramos e, às vezes, degustamos). Nós as processamos internamente, através de alguns canais favoritos: VISUAL, AUDITIVO ou CINESTÉSICO. Por fim, reagimos ao mundo externo, por meio de palavras e comportamentos específicos.

 

COMUNICAÇÃO, CANAIS SENSORIAIS E ESTÍMULOS EXTERNOS

Quando tentamos nos comunicar com outra pessoa, na verdade, estamos tentando transmitir nossa própria realidade (mesmo que subjetiva), ou seja, nossa visão particular de uma situação do ambiente em que vivemos.

Sendo assim, para compreendermos a ESSÊNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ, devemos compreender algo sobre a natureza da realidade. Mas, o que é realidade? É aquilo que a pessoa experimenta. Os canais sensoriais são os verdadeiros responsáveis por CAPTURAR OS ESTÍMULOS EXTERNOS e armazenar as informações, de forma que criemos a nossa própria realidade.

Vamos agora conhecer mais sobre os canais sensoriais favoritos:

 

CANAL VISUAL

Estímulos visuais.

Pessoas com características visuais absorvem mais e entendem melhor quando formam imagens mentais, que podem ser acionadas por estímulos visuais ou auditivos, conforme o momento e a negociação.

Podemos identificar essa tendência por meio do comportamento do indivíduo e seus movimentos de olhos, bem como pelo uso de palavras associadas a descrições visuais, como: “bonito”, “forma”, “colorido”, “brilho”, “aparência”, e etc.

 

Sinais

  • Voz rápida e alta;
  • Respiração curta e superficial;
  • Olhos que buscam imagens mentais, olhando para cima;
  • Gestos autoritários e postura ereta.

 

CANAL AUDITIVO

Sensações predominantemente sonoras.

Pessoas sintonizadas na percepção auditiva sentem-se mais confortáveis quando estimuladas, por meio de sons agradáveis ou que despertem lembranças positivas. São identificadas por suas preferências e necessidades, fazem uso contínuo de palavras como: “ouvi dizer”, “estão falando”, “harmonia”, “barulho”, “som”, e etc.

Sinais

  • Voz modulada, cadenciada e musical;
  • Respiração intermediária, pouco perceptível;
  • Olhos tendendo à horizontal e para os lados;
  • Gestos calmos, cabeça inclinada, queixo apoiado.

 

CANAL CINESTÉSICO

Estímulos táteis e sensações emocionais.

Pessoas mais sensíveis ao canal Cinestésico costumam usar expressões como: “eu sinto”, “eu percebi”, “macio”, “áspero”, “duro”, “confortáveis”, “simpático”, etc.

Sinais

  • Voz lenta, que buscam por palavras que descrevam sensações;
  • Respiração lenta, profunda e com pausas;
  • Olhos voltados para o chão, pensativos;
  • Gestos contidos, protegendo o plexo ou debruçando sobre a mesa.

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA MAIS VISUAL, AUDITIVA OU CINESTÉSICA? Deixe um comentário e conte-nos qual sua maior dificuldade.

Gostou? Então curta, compartilhe ou marque um amigo.

Obrigada, boa semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *