Como montar um Programa de Marketing Pessoal e arrasar no seu mercado de atuação
programa-de-marketing-pessoal-roberta-medeiros

Você sabe o que é um Programa de Marketing Pessoal?

O sonho de qualquer profissional, não importa a área de atuação, é ter sucesso naquilo que escolheu como profissão. Contudo, diferente do que muitos pensam, trabalhar o marketing pessoal é fundamental para alcançar essa posição de destaque e prestígio no mercado. O Programa de Marketing Pessoal é um conjunto de ações e ferramentas que auxiliam a promover a carreira e imagem de um especialista.

 

Independente se você escolheu ser decorador ou assistente social, em algum momento na sua carreira, você vai precisar de um programa de marketing pessoal. O nome pode até assustar, mas não é tão complicado quanto parece formular um. Basta entender qual a percepção que o seu público tem de você e do seu trabalho e se atentar a algumas coisas simples…

 

Imagem pessoal e o seu retorno

 

O primeiro passo para montar o seu Programa de Marketing Pessoal é avaliar a sua imagem a partir do retorno que você tem dela. A nossa imagem vai e volta. Se as pessoas nos consideram simpáticos, recebemos mais convites para festas. Se nos consideram inteligentes, somos mais chamados para opinar ou solucionar problemas, e assim por diante. Para saber se está no caminho certo avalie o retorno que recebe e questione se é o que você deseja. Se as pessoas correspondem ao que você projeta para sua imagem.

 

Para que você possa entender melhor, vamos ver um exemplo simples de como corrigir sua imagem pessoal, assim que identificado um problema:

 

Um vendedor precisa transparecer simpatia e confiança aos seus clientes, caso contrário não conseguirá fechar nenhuma venda. Se, no entanto, ele é sempre recebido com frieza e desconfiança, é porque sua imagem não está passando a impressão que  ele gostaria. O que ele precisa fazer é corrigir sua postura e feições, de modo que as pessoas comecem a se sentir mais à vontades e seguras em tua presença. Para isso, a pergunta que ele deve se fazer é: quais os símbolos que caracterizam uma pessoa simpática? O sorriso, a boa educação, alegria, espírito otimista, a gentileza, a simplicidade e a discrição. Basta aplicar essa nova postura, que com toda certeza o retorno da sua imagem será mais positivo.

 

Alguns detalhes que merecem atenção especial:

 

  1. Sua imagem deve estar sempre relacionada a símbolos primários de boa educação, inteligência e honestidade. Sempre!

 

  1. Jamais adote uma postura de inferioridade. As pessoas gostam, respeitam e favorecem os importantes. Porém, não seja arrogante e pretencioso. Passe uma imagem de importância, na medida exata da simplicidade.

 

  1. Saiba reconhecer os feitos dos outros e seja solito. Evite fazer comentários negativos sobre seus colegas e superiores, ainda mais se a pessoas estiver ausente.

 

  1. Esforce-se para ser o MELHOR a cada dia, mas não ostenta esse título. Deixe que os outros o avaliem. Ser “o melhor” gera muitas intrigas e contestações.

 

  1. Na sua derrota, saiba elogiar o vencedor. Na sua vitória, saiba elogiar o derrotado ao invés de inferiorizá-lo. O sucesso começa com a humildade.

 

  1. Conscientize-se da importância das atitudes na conquista dos objetivos.

 

  1. Aprenda a focar os problemas e a controlar as preocupações e os sentimentos de frustração e angústia.

 

  1. Reconhece a sua própria capacidade de realização e superação de obstáculos.

 

  1. Busca sempre a sua motivação. Jamais espere que o outro o motive.

 

  1. Faça da gentileza no trato com as pessoas um dos seus maiores diferenciais.

 

  1. Preocupe-se com a honestidade e a objetividade para que você não seja traído com detalhes sem importância.

 

  1. Escolha com carinho a sua roupa, ela pode abrir ou fechar portas.

 

  1. Atenção a sua forma de falar, gesticular e com o seu tom de voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle seus movimentos, fale baixo e devagar.

 

  1. Aprenda a controlar suas emoções sem anulá-las. Elas são muito importantes na hora de mostrar interesse e motivação.

 

  1. Cuidado com o uso do celular! Evite conversas longas e sem importância em horário de trabalho. Tire o som durante reuniões e abaixe o volume do toque para não chamar tanto a atenção. Mantenha o foco.

 

  1. A higiene pessoal é muito importante. Preocupe-se com o seu hálito e com a limpeza do seu corpo. Use sempre roupas limpas e passadas. Tome banhos periódicos. Escove bem os dentes e se necessários chupe bala de menta antes de reuniões.

 

  1. Durante reuniões mostre interesse e fique atento a todos os tópicos. Haja com naturalidade.

 

  1. No Brasil, é comum cumprimentar as pessoas com beijo no rosto. Contudo, no primeiro contato recomenda-se evitar. O cumprimento deve ser feito com o aperto das mãos e mantendo uma distância socialmente aceita  de dois antebraços.

 

  1. No contato visual, importantíssimo na formação da “primeira impressão”, se queremos de fato iniciar um processo de conquista da credibilidade do cliente, o olhar deve ser direto nos olhos do nosso interlocutor e ao mesmo tempo deve demonstrar segurança e seriedade, mas tendo cuidado para não parecer demasiado intrusivo. Assim, os olhos são a “janela da alma”, e o nosso olhar deve transmitir exatamente a nossa saudação sincera.

 

  1. Seja pontual! A pontualidade é uma característica muito bem vista e esperada no ambiente corporativo.

 

  1. É importante lembrar o nome do seu interlocutor. Isso causa uma boa impressão.

 

  1. A postura deve ser amistosa, agradável, natural e cativante, apesar de comedida.

 

  1. Mantenha a ética profissional e evite falar mal da concorrência ante um cliente. É mais vantajoso ressaltar as vantagens da sua empresa e, se possível, deixar o cliente descrever os pontos negativos das outras.

 

  1. Ser ético e respeitar as normas da empresa onde trabalha e as informações consideradas de caráter confidencial.

 

Profissionais interessados em colocar seu marketing pessoal em prática devem considerar alguns aspectos. É muito importante mostrar por meio da aparência física o conjunto profissional + marketing pessoal = COMPETÊNCIA, EXPERIÊNCIA e APARÊNCIA. Se você gostou desse texto curta, compartilhe  e marque seus amigos. Obrigada, boa semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *