Saiba como triunfar na vida, apenas com uma mudança
triunfar-na-vida-roberta-medeiros

Nossa Força Maior não está na capacidade de pensar, mas em algo mais poderoso: o poder de controlar e direcionar nossos pensamentos para onde quisermos.– Napoleon Hill – ‘A lei do triunfo’

 

Quantas vezes tentou triunfar, mas fracassou?

Antes de mais nada, gostaria de ilustrar esse texto com uma história verídica:

 

Acostumada com o desconforto físico e a prática de sobrevivência primitiva, desde os 19 anos de idade, Ky Frenoe é uma mulher australiana de 39 anos, que trabalha como duplo. Ela se inscreveu e foi selecionada para participar do programa televisivo americano “Aventura à flor da pele” (Naked and Afraid). O desafio é sobreviver 21 dias em condições de extrema adversidade, tendo apenas como suporte um companheiro de aventura (ambos desconhecidos um do outro) e um suporte de sobrevivência cada um. Ky escolheu um isqueiro e Billy Berger, seu companheiro de 39 anos, uma faca, como objetos.

 

Os participantes não têm acesso a alimentos, roupas e nem água. O desafio é sobreviver da própria caça, criar o próprio abrigo, roupas, armas  e ferramentas, fazer lume e transformar água não potável em água bebível. A aventura torna-se mais desafiadora quando Ky aceita viver esta experiência nos pântanos da Louisiana, nos EUA. Também conhecido pelo seus furacões, fortes tempestades, grande umidade e pelas várias espécies selvagens e venenosas que habitam o lugar. Billy, em um momento de desabafo, descreve bem o ambiente – “Tudo quer sugar-nos o sangue e matar-nos.”

 

Embora todas as adversidades e situações extremas, Ky e seu colega conseguirem resistir aos 21 dias e vencer ao desafio! Ela provou a si mesma que tem reais aptidões de sobrevivência e conclui: “O que esta experiência me demonstrou  é que não interessam as capacidades que temos. É a nossa atitude na vida que nos permite superar os momentos maus.”

 

A fórmula para triunfar na vida

 

Depois dessa história você deve estar se perguntando como Key conseguiu suportar tantas privações e perigos, por tanto tempo? Analisando a situação e tantas outras com a qual me deparei em atendimento, tenho uma dica do que deve ter feito a diferença para Key na decisão entre desistir e continuar, nas horas críticas: O CONTROLE DO PENSAMENTO.

 

Claro, não tem como generalizar e afirmar que só o controle do pensamento é suficiente para alcançar o sucesso na vida. Contudo, o que essa situação, tal como outras similares nos mostra é que o pensamento tem poder e um papel fundamental em nossas decisões e, principalmente, na qualidade dos resultados de nossas ações. Ele é quem determina e controla todo o nosso potencial.

 

Capacidade, experiência ou pensamento?

 

Repare comigo, em várias situações você pode ter as competências e habilidades necessárias para desenvolver com maestria determinadas atividades, seja familiar ou profissional. Contudo, os resultados não foram tão satisfatórios, ou pior, não conseguiu executar a tarefa. Isso acontece, porque se não acreditar em sua capacidade de nada valerá. Porém, se conseguir controlar seus pensamentos, tornando-os positivos estará apto a agir de forma assertiva em situações de estresse, pressão, ansiedade e obstáculos.

 

Isso mostra o quanto é importante prestar atenção na forma como estrutura seus pensamentos. Segue algumas dicas para transformar seus pensamentos em vencedores!

 

 

  • Transforme pensamentos

 

O pensamento tem poder! Partindo dessa premissa transforme todos os seus pensamentos negativos em positivos-construtivos e acredito com força e coração. Só isso, começará a sentir as mudanças.

 

 

  • Mude a forma de ver

 

Toda situação pode ser apresentada/ vista sob duas lentes: caótico, de frustração e infelicidade; ou  de comédia, crescimento e de harmonia. Você tem a capacidade de escolher qual história deseja viver. E então, qual vai escolher?

 

 

  • Queira a mudança!

 

“Não tem como ajudar alguém que não quer ser ajudado.” Você já deve ter ouvido essa frase…. O nosso pensamento tem controle sobre o nosso corpo, linguagem e saúde emocional. Por isso, quando estiver para baixo queira se ajudar e tente isto:

  • Endireite as costas.
  • Levante a cabeça.
  • Respire fundo.
  • Sorria.
  • Dê uma gargalhada, mesmo sem vontade. Seu cérebro reconhecerá a ação e irá assumi-la como verdadeira.

 

Essas são apenas algumas técnicas para criação e manutenção de PENSAMENTOS CONSTRUTIVOS. Sempre que sentir necessidade, aplique-as. Com o tempo elas se tornaram um hábito. Vale ressaltar que o saber pensar assertivamente é um processo que começa na infância.  Contudo, comece hoje mesmo a mudar sua forma de pensar e mais cedo colherá os frutos, conquistando seus objetivos e triunfando na vida!

__________________________________________

ROBERTA MEDEIROS,  palestrante e consultora organizacional, especializada no desenvolvimento individual  e de equipes, com foco em comunicação, liderança e gestão de equipes de alta performance. Entre em contato: (11) 9 7028-5353

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *