Visual, auditivo e cinestésico: conheça mais sobre a forma de cada um se comunicar e interagir com o mundo
visual, auditivo e cinestésico - roberta medeiros

Você já parou para pensar como as pessoas percebem a comunicação?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a comunicação é muito mais que palavras. Ela também é gestos, expressões e movimentos, que nós percebemos graças ao nosso sistema sensorial.

 

Já falamos aqui antes a respeitos dos CANAIS SENSORIAIS: visual, auditivo e cinestésico. Bom, agora chegou a hora de nos aprofundarmos um pouco mais no assunto, demonstrando, através de simples exemplos, como funciona  a comunicação para cada tipo.

 

CANAL VISUAL

 

De modo geral, o VISUAL APRENDE por meio da visão. Ele gosta de observar, ler e imaginar as cenas descritas. Tem boa concentração e é rápido na compreensão. Sua MEMÓRIA é como a de um elefante: possui facilidade para memorizar rostos e imagens, mas costuma se esquecer dos nomes. Usa muito de esquemas e anotações para alimentar a memória.

 

Pessoas com maior inclinação para o canal visual possuem uma APARÊNCIA limpa, são organizados e meticulosos e gostam de coisas bonitas. Costumam RESOLVER PROBLEMAS através do planejamento e organização de pensamentos, isso lhes dá uma boa visão das soluções e alternativas.

 

No campo da COMUNICAÇÃO são quietos, falam pouco e quando o fazem é muito rápido. Não tem paciência para grandes discursos. São detalhistas na arte da descrição e gostam de usar predicados verbais, tais como: “veja bem…, claro…, brilhante…” etc.

 

CANAL AUDITIVO

 

Já as pessoas com fortes inclinações para o CANAL AUDITIVO costumam APRENDER por instruções verbais. São amantes dos diálogos, porém evitam descrições longas. Não focam  nas ilustrações e por vezes movem os lábios durante  a leitura. Sua MEMÓRIA ocorre por meio da repetição auditiva, por isso lembra dos nomes, mas esquece dos rostos.

 

Falando de APARÊNCIA não gostam de combinar roupas, mas se divertem explicando as suas escolhas. Na RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS acreditam que falar a respeito é sempre uma boa saída e chegam até a testar verbalmente as possíveis alternativas.

 

No campo da COMUNICAÇÃO são aquelas pessoas que gostam de ouvir, mas não conseguem esperar para falar. Suas descrições são longas e repetitivas e costuma usar predicados verbais como: “ouça…, escute…, deixe-me explicar…” etc.

 

CANAL CINESTÉSICO

 

Os CINESTÉSICOS possuem um estilo de APRENDIZAGEM mais direto, prefere ir logo para a ação. Aprende fazendo e não é bom leito. Sua MEMÓRIA consegue armazenar apenas as coisas que fez, as que ouviu e viu se perdem ao longo do tempo.

 

De modo geral sua  APARÊNCIA é hora arrumada, hora desarrumada por conta das atividades. Não se preocupam muito com o senso estético, a lei para eles é o conforto. Na RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS usam uma abordagem física, são impulsivos e escolhem soluções que envolvem várias atividades.

 

No campo da COMUNICAÇÃO usam não só a fala, mas o corpo todo para se expressarem. Gesticulam muito, não são bons ouvintes e costumam ficar muito perto das pessoas enquanto falam ou ouvem. Perdem fácil o interesse por discursos e usa predicados do tipo: “sinto que…,pegue…,firme…,concreto…” etc.

 

E AÍ: VISUAL, AUDITIVO OU CINESTÉSICO? Deixe um comentário e conte-nos o que achou. Se gostou, então curta, compartilhe ou marque um amigo. Beijos, até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *